#vemprocetn

O papel do Jing (essência) sobre a fertilidade

< voltar
,

Karin Michele de Arruda Barros de Oliveira

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

A Essência do Rim é mais um tipo específico de substância vital que desempenha um papel muito importante na fisiologia humana. Deriva tanto da Essência pré-celestial quanto da pós-Celestial. A Essência do Rim, portanto, compartilha de ambas as Essências, pré e pós- Celestial. Essa Essência é estocada no Rim, mas também circula por todo organismo, em particular nos Oito Vasos Extraordinários. Após a puberdade ela controla as funções reprodutivas e a fertilidade. Forma a base para concepção e gravidez bem-sucedidas. O declínio natural da Essência durante a vida conduz ao declínio natural da energia sexual e da fertilidade. O próprio envelhecimento é um processo de declínio da Essência.

A deficiência da Essência baseada no crescimento, reprodução e desenvolvimento pode gerar crescimento tardio em crianças, desenvolvimento ósseo debilitado, infertilidade, aborto espontâneo, retardo mental em crianças, deterioração óssea em adultos, perda de dentes e queda ou aparência grisalha prematura dos cabelos. Deficiência da Essência como base para o Qi do Rim causa: função sexual debilitada, impotência, debilidade nos joelhos, emissões noturnas, zumbido e surdez.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atribui a oligospermia a constituição debilitada do indivíduo. As causas da constituição debilitada são encontradas tanto na saúde dos pais em geral, como na saúde deles na época da concepção ou em eventos ao longo da gravidez. A constituição hereditária não é inteiramente fixa e imutável. Ela pode ser modificada e desenvolvida dentro de certos limites. Um estilo de vida equilibrado e saudável, com exercícios respiratórios para desenvolver o Qi da pessoa, pode conduzir a uma melhora da constituição do indivíduo. Como sabemos a Essência pré-Celestial (Jing), que é a base de nossa força e saúde interiores, não é imutável, mas é abastecida pelo Qi pós-Celestial. Embora seja muito fácil debilitar a constituição da pessoa por meio de descanso insuficiente, excesso de trabalho ou atividade sexual excessiva, ao tentar alcançar um equilíbrio na vida é também possível, até certo ponto, melhorar uma constituição debilitada.

O vasto campo da medicina chinesa, incluindo exercícios respiratórios e determinadas artes marciais, tais como Tai Ji Quan, dá muita importância à preservação do Qi e da Essência da pessoa e, portanto, ao cultivo da constituição. Esse objetivo também está no tratamento por meio da acupuntura e da fitoterapia chinesa, assim como na prática dos exercícios respiratórios tradicionais e regras de “higiene” de vida, visando o fortalecimento da constituição debilitada.

A Medicina Ocidental tem um pensamento diferente, ela atribui a Oligospermia a vários fatores: doenças infantis, trauma direto no órgão sexual, problemas congênitos, doenças genéticas e sistêmicas, drogas e histórico ocupacionais. E muitas vezes o tratamento é cirúrgico ou medicamentoso, com possibilidades de melhora, resultados inalterados ou a cura.

ÓRGÃOS EXTRAORDINÁRIOS: Além dos órgãos Yin e Yang regulares, há também Seis Órgãos Yang Extraordinários que completa o quadro da fisiologia chinesa. São chamados de “Órgãos Yang Extraordinários” porque funcionam como um órgão Yin (ou seja, armazenam a Essência Yin, e não excretam), mas apresentam a forma de um órgão Yang (ou seja, oco). Os órgãos extraordinários são compostos pelo Cérebro, Medula, Ossos, Vasos Sanguíneos, Vesícula Biliar e Útero são gerados pelo Qi da Terra (ou seja, um órgão Yang, oco); eles armazenam e não excretam, então são chamados de órgãos Yang Extraordinários, todos os seis órgãos armazenam algum tipo refinado de essência, que estão todos direta ou indiretamente relacionados com o Rim.

Na Medicina Chinesa o Útero é chamado de Bao, e Bao é de fato uma estrutura que é comum para homens e mulheres e está no Campo do Elixir Inferior (Dan Tian); nos homens, Bao é “Comportamento da Essência”; nas mulheres, é o Útero. Nan Jing diz: “A Porta da Vida (Ming Men) é a residência da Mente (Shen) e da Essência (Jing) e está conectado ao Qi Original (Yuan Qi): nos homens abriga o Esperma; nas mulheres o Útero”.

Relação com o Rim e o Baço-Pâncreas

– Rim: O Útero está conectado ao Rim por um canal chamado de Canal do Útero (Bao Luo) e ao Coração por um canal chamado de Vaso do Útero (Bao Mai). A conexão com o Rim é muito importante e bem conhecida, ou seja, o Rim é a origem do sangue menstrual (Tian Gui). Quando uma menina tiver 14 anos, o Tian Gui chega, o Vaso Diretor está aberto, o Vaso Penetrador está florescente e ela pode conceber. Assim o sangue menstrual não é Sangue da mesma maneira como o Sangue que nutre os tendões, por exemplo, mas é um fluido precioso que deriva diretamente da Essência do Rim, realmente equivalente ao esperma nos homens.
– Baço-Pâncreas: O Baço-Pâncreas é a Raiz do Qi pós-Celestial e é a fonte do Qi e do Sangue. Como é fonte do Sangue, desempenha um papel em relação ao Útero e à menstruação. Porém, esse papel é secundário ao do Rim , porque este é a origem de sangue menstrual (Tian Gui) e o Baço faz só um papel secundário completando aquele sangue. O Sangue menstrual não é totalmente “Sangue” mas um fluido precioso (equivale ao esperma nos homens) que deriva diretamente da Essência do Rim.

Funções:

Embora o útero seja um dos Seis Órgãos Yang Extraordinários há uma estrutura correspondente nos homens. Diz-se na medicina chinesa que “O Útero está relacionado ao Rim, nos homens é denominado de Campo Vermelho (Dan Tian) ou também de Compartimento da Essência e nas mulheres é denominado Útero (literalmente Palácio do Filho)”. O “Comportamento da Essência” nos homens armazena e produz o esperma, estando intimamente relacionado ao Rim e ao Vaso Governador. Se o Rim e o Vaso Governador (Du Mai), estiverem deficientes, a produção e o armazenamento do esperma pelo compartimento da Essência serão afetados, e isso pode causar impotência, ejaculação precoce, esperma claro e aquoso, emissões noturnas, espermatorréia, infertilidade, etc.

Obviamente, considerando que o Útero é um órgão genuíno que ocupa o espaço do Campo de Elixir Inferior (Dan Tian), o Comportamento da Essência não é um órgão verdadeiro ou estrutura, uma vez que sabemos que o esperma, é feito em parte na próstata e em parte nos testículos. Embora a próstata não seja mencionada nos antigos livros chineses poderia ser postulado que a próstata é o órgão masculino equivalente ao Útero nas mulheres.

Assim, podemos postular que os três Vasos Extraordinários – Diretor, Penetrador e Governador – que nas mulheres, se originam do espaço entre os Rins e fluem para baixo pelo Útero, no homem flui pela próstata.

USO CLINÍCO DOS PONTOS DOS VASOS EXTRAORDINÁRIO.
Vasos Extraordinários e a Essência do Rim : Todos os Vasos Extraordinários derivam direta ou indiretamente do Rim e retêm a Essência (Jing) nele armazenada. Eles circulam a Essência ao redor do corpo, contribuindo assim para integrá-la a circulação do Qi Nutritivo e do Defensivo. Os três Vasos Extraordinários principais, ou seja, os Vasos Governador, Diretor e Penetrador, originam-se no Aquecedor Inferior, no espaço entre os Rins, onde DanTian Inferior está localizado.

Os Vasos Diretor e Penetrador originam-se do Dan Tian Inferior (literalmente “Bao”). O termo atual usado pelo Eixo Espiritual é “Bao”, traduzido na maior parte das vezes por “útero”. Entretanto, considerando que o termo “Zi Bao” refere-se ao Útero, como já mencionado a palavra “Bao” indica uma estrutura que é comum a homens e mulheres: nas mulheres, o Útero; nos homens o “Compartimento do Esperma”. Ambas as estruturas residem no Dan Tian Inferior e armazenam a Essência e, como os Vasos Extraordinários se originam daí, eles estão conectados de maneira intima à Essência.

O transbordamento do Qi o qual corre para os Vasos Extraordinários “irriga o espaço entre pele e os músculos”; desta forma, podemos observar que, por meio dos Vasos Extraordinários, a Essência do Rim desempenha um papel de defesa contra fatores patogênicos exteriores no espaço entre pele e os músculos.

Por essa razão, os Vasos Extraordinários são a ligação entre o Qi pré- Celestial e o pós Celestial, na medida em que eles estão conectados aos canais principais e circulam a Essência por toda parte do corpo. Os Vasos Extraordinários às vezes são chamados de “raiz da Grande Avenida do pré-Celestial”; os Vasos Governador, Diretor e Penetrador (Du, Ren, Chong Mai) são fonte de criação. A expressão “Fonte da Criação” é interessante, de modo que provavelmente se refere ao papel dos Vasos Governador, Diretor e Penetrador na embriologia, como arcabouço energético ao longo do qual os canais são formados.

Os Vasos Extraordinários representam um nível mais profundo de tratamento relacionado ao Qi pré-Celestial e a constituição básica de um indivíduo; isso se aplica em particular aos Vasos Governador, Diretor e Penetrador, eles regulam os ciclos de sete e oito anos nas vidas das mulheres e dos homens, respectivamente, eles são responsáveis pelo fluxo e refluxo da Essência como base para maturação e declínio sexual e sem dúvida, correspondem às mudanças da vida hormonal de acordo com a medicina ocidental.

Nos homens o Tian Gui se refere à essência preciosa que forma o esperma; essa Essência preciosa é uma transformação direta da Essência do Rim.

Assim os Vasos Extraordinários em particular os Vasos Governador, Diretor e Penetrador, são os veículos por meio dos quais a Essência do Rim é transformada em Tian Gui, que é responsável pela maturação e declínio sexuais, então Tian Gui é a transformação da Essência do Rim pela agência dos Vasos Extraordinários: é o sangue menstrual nas mulheres e o esperma nos homens.

Os Vasos Extraordinários integram os Seis Órgãos Yang Extraordinários (Cérebro, Útero, Vasos Sanguíneos, Vesícula Biliar, Medula e Ossos) aos Órgãos Internos e canais principais.

O Rim é a conexão entre os Vasos Extraordinários e os Órgãos Internos, assim como entre os órgãos Yang extraordinários e os Órgãos Internos. Por consequência, os Vasos Extraordinários são veículos pelos quais os órgãos Yang extraordinários estão conectados e integrados aos Órgãos Internos na fisiologia do corpo. De modo especifico, as correspondências entre os Vasos Extraordinários e os órgãos Yang extraordinárias são: Útero e Vasos Diretor (ou Concepção) e Vaso Penetrador (Chong e Ren Mai).

Os Vasos Extraordinários têm uma função muito importante de regulação e equilíbrio no corpo, eles regulam o fluxo do Qi dos canais principais, a fim de absorver os excessos de Yang ou Yin, ou completar o Yang ou o Yin.

Os Vasos Governador e Diretor (Du e Ren Mai) são que governam e dirigem todos os canais Yang e Yin.

Vasos Governador e Diretor (Du e Ren), esses dois vasos podem ser considerados os dois ramos do mesmo vaso. Os Vasos Diretor e Governador são dois ramos da mesma fonte. O Vaso Diretor governa todos os canais Yin e o Vaso Governador governa todos os canais Yang.

Todos eles originam-se diretamente do espaço entre os Rins e fluem até o períneo (no VC1), de onde percorrem caminhos diferentes: os fluxos do Vaso Diretor para cima, no abdome, ao longo da linha média; o Vaso Governador para cima, na região dorsal, externamente ao abdome, internamente ao Bao (Útero), também chamado de Dan Tian tanto nos homens como nas mulheres: nas mulheres ele é útero, nos homens ele é o comportamento do Esperma . Esses dois vasos podem ser vistos, como fonte de todos os outros Vasos Extraordinários, uma vez que se originam do Rim e estão, portanto conectados à Essência. Eles, mais que os outros Vasos Extraordinários, podem ser utilizados na prática clinica para afetar a energia do paciente a um nível constitucional profundo.

Vaso Governador (Du Mai): Tonifica o Yang do Rim, sendo governador de todo o Yang do corpo, o Vaso Governador pode ser usado para tonificar o Yang e, em especial, o Yang do Rim nos homens e nas mulheres. O ponto principal que tonifica o Yang do Rim é o VG4 ou Mingmen, estimulado com moxa. Quando são aplicados cones de moxa direto neste ponto, ele fornece uma poderosa tonificação ao Yang.

Vaso Diretor ( Ren Mai): É denominado “Mar dos canais Yin” , já que exerce uma influência em todos os canais Yin do corpo, origina-se do espaço entre os Rins e flui pelo Bao até Ren-1. O Vaso Diretor é de importância primordial para o sistema reprodutivo tanto nos homens como nas mulheres.

O Vaso Diretor pode ser utilizado para nutrir todo o Yin do corpo, seu nome estabelece uma correspondência e simetria com o Vaso Governador, uma vez que o último “governa” todos os canais Yang e o primeiro “dirige” todos Yin. O Vaso Diretor movimenta o Qi no Aquecedor Inferior e no Bao, ele é responsável pela puberdade, menstruação, compartimento da Essência (esperma), fertilidade, concepção, gravidez, parto e menopausa. Pode ser utilizado no tratamento da infertilidade.

Baseado no que foi explicado, segue sugestão de pontos para tratamento

R3: Nutre o Yin dos Rins e filtra o calor insuficiente, fortalece o Yang dos Rins, estabiliza o Qi dos Rins e o Pulmão (função de recepção do Qi dos Rins), regula a menstruação e fortalece a lombar.

R7: Regula os caminhos da água e elimina edema, fortalece o Rim (sobretudo o Yang do Rim), afasta umidade e umidade quente. Fortalece a região lombar, no caso de estagnação da energia Qi e fraqueza dos Rins.

B23: Ponto Shu dos Rins, ponto principal para o fortalecimento dos Rins, fortalece o Qi e o Yang dos Rins, beneficia o Jing, nutre o Yin dos Rins, regula o Triplo Aquecedor inferior, beneficia o útero, distúrbios crônicos na área urogenital.

B32: Regula o Triplo Aquecedor inferior, têm efeito mais forte no caso de distúrbios urológicos , ponto importante para infertilidade.

VG4: Ponto principal para fortalecer o Yang dos Rins (sobretudo com moxabustão), aquece o mingmen, regula o Vaso Governador, beneficia a região lombar, estados crônicos de fraqueza (causados por deficiência do Yang ou da essência Jing (dos rins), distúrbios do trato urogenital, distúrbios sexuais funcionais). Aplica-se moxa.

VC4: Ponto de cruzamento com os canais de energia do Baço-Pâncreas, do Rim e do Fígado, importante ponto de tonificação, um ponto principal para tratamento de doenças urogenitais. Fortalece o Qi do Yuan, beneficia o Jing, fortalece e nutre os Rins, bem como o sangue e o Yin, doenças urológicas, distúrbios sexuais funcionais. Aplica-se moxa.

VC6: Importante ponto de acupuntura para tonificação, fortalece o Qi e o Yang com moxabustão, fortalece o Qi do Yuan, bem como o Qi em geral dos Rins (sobretudo o Yang), regula o Qi, estados de insuficiência do Yang, distúrbios sexuais funcionais (impotência, distúrbios da ejaculação) e doenças urológicas.

BP6: Ponto muito importante no caso de distúrbios do Triplo Aquecedor Inferior (sobretudo em urologia), fortalece o Baço, nutre o sangue e o Yin e beneficia as genitálias, harmoniza o TA inferior e distúrbios urológicos e andrológicos, sexuais ou genitais.

P9: Ponto Yuan, ponto corrente Shu, ponto terra, ponto de tonificação, ponto influente hui (ponto-mestre) dos vasos. Ponto importante para fortalecimento da energia Qi e do Yin do Pulmão, regula e harmoniza os vasos (relação zong-qi e circulação do sangue), doenças vasculares.

whats app