Almeida, C A P; Cruz, S C
Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso
A acupuntura é uma forma de terapia que envolve introduzir agulhas finas e sólidas em locais seletivos na superfície do corpo. Foi parte da medicina chinesa desde épocas antigas. Fora da China, a acupuntura foi usada por muito tempo nas comunidades chinesas, mas o interesse ocidental nela não se tornou difundido até os anos 70, quando os médicos na China demonstraram que poderia ser usada para controlar a dor. Os chineses antigos postularam um sistema de circulação de energia que previu por muitos séculos a atual compreensão da circulação do sangue e do sistema nervoso. Pensaram que a energia vital da vida corre através de uma série de caminhos, ou meridianos, 12 dos quais estavam em cada lado do corpo.
Os meridianos foram ditos percorrer através dos tecidos profundos do corpo, ocasionalmente na superfície. A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar.
Neste trabalho procuramos explorar o método da sangria, que é muito utilizado na acupuntura (oriente), como na medicina ocidental. Desta forma, este foi um estudo de caso que evidenciou de forma prática a eficácia da sangria, quando o objetivo é a queda de pressão arterial do paciente, conforme relato de caso a seguir:
Materiais utilizados: Lancetador ACCU CHEK; Algodão Bola; Álcool 70%; Aparelho Aneróide; Bloco de anotações da Pressão Arterial
Método: Paciente A.B., chegava na farmácia, descansava por 5 minutos aproximadamente, em seguida verificava-se a pressão arterial em aparelho aneróide com certificação pelo INPE (Instituto de Pesos e Medidas), conforme preconiza as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), resolução 44/2009, anotava-se em bloco de anotações. Posteriormente, fazia-se assepsia no ápice da orelha usando algodão com álcool a 70% e utilizando-se de um lancetador aplicava-se a sangria, então, verificava-se a pressão arterial novamente, cujos resultados seguem abaixo:
Quadro 1: Acompanhamento Pressão Arterial da Paciente A.B.
Este trabalho não deixou dúvidas quanto a eficácia no procedimento da Sangria no ápice da orelha para diminuição da pressão arterial, haja vista os resultados obtidos em nosso paciente.
Trabalho orientado por Profa. Larissa A Bachir – CETN.