Fabíola Patrícia Machado Sanches
Sandra da Costa Guimarães de Azevedo
O TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR NA VISÃO OCIDENTAL
O Transtorno de Humor Bipolar é uma doença caracterizada pela alternância do humor, ora apresentando períodos de euforia (mania), ora períodos de depressão, com períodos intercalados de estabilidade. Outra característica é a forma repetitiva com que o portador de Transtorno de Humor Bipolar apresenta grandes oscilações no seu estado de humor. Tal característica, ao fazer com que a percepção e o senso crítico fiquem prejudicados, ou mesmo ausentes, impede que muitos portadores percebam estas alterações.
Os principais sintomas que podem surgir no episódio de euforia (mania) são: humor eufórico ou irritável, aceleração do pensamento e fala, gastos excessivos, otimismo exagerado, prodigalidade, agitação, insônia, falta de senso crítico, idéias de grandiosidade, impulsividade, etc.
Já no episódio de depressão os principais sintomas são: desânimo, alteração do apetite, insônia ou hipersônia, agitação ou retardo psicomotor, isolamento social e familiar, pessimismo, pensamentos recorrentes de morte, etc.
Ainda que concomitantes, os tratamentos medicamentoso e psicológico são os únicos atualmente aplicados no âmbito do serviço público de saúde mental.
Tipologia: O Transtorno de Humor Bipolar tipo I geralmente é o mais grave apresentando episódios eufóricos e depressivos concomitantemente, seguidos de períodos de normalidade.
No Transtorno de Humor Bipolar tipo II ocorrem episódios depressivos e hipomaníacos, sendo este último de menor duração e frequência do que a fase depressiva. Os episódios eufóricos e hipomaníacos se diferenciam na intensidade de cada um, sendo o episódio eufórico mais grave e prejudicial. Muitas vezes, os episódios hipomaníacos, podem passar despercebidos, dificultando assim o diagnóstico.
Tratamento: O tratamento medicamentoso mais utilizado é o Lítio, devido a sua eficácia nos sintomas eufóricos e depressivos, faz-se necessário monitoramento com exames laboratoriais, a fim de acompanhar o nível terapêutico e a toxicidade, de forma estabelecer a quantidade a ser ministrada para cada paciente. Pode-se associar, ao uso de Lítio, medicamentos tais como Haloperidol, Respiridona, Olanzapina, Ziprasidona e Quetiapina caso o paciente apresente sintomas psicóticos como alucinações visuais e auditivas.
Alguns anticonvulsivos, Carbamazepina, Valproato de Sódio, Lamotrigina e Topiramato, podem ser usados se o paciente apresentar ciclagens rápidas com quadro de irritabilidade.
O tratamento medicamentoso deve ser associado ao acompanhamento multidisciplinar, envolvendo Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Enfermagem, por oferecerem ao paciente melhor qualidade de vida, enfocando uma reabilitação psicossocial.
O TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR NA VISÃO ORIENTAL
A Medicina Chinesa considera a integração entre corpo e mente, sendo o Qi a base dos processos fisiológicos, mentais e emocionais.
De acordo com CAMPIGLIA (2004), os distúrbios mentais ocorrem devido a alteração do Coração geralmente, causadas por vento, fogo ou fleuma, produzindo sofrimento e dano emocional.
Estes distúrbios são chamados de síndromes Dian Kuang e envolvem doenças psiquiátricas como: Transtorno de Humor Bipolar, Esquizofrenia, Depressão, estados psicóticos ou paranóicos.
Nesta perspectiva, podemos dizer que o tipo Dian é o pólo depressivo, com características Yin, onde há apatia, embotamento afetivo, ocorrendo obstrução do fluxo de Qi. Enquanto que o tipo Kuang é o pólo eufórico, predominando excesso de atividade psicomotora, com sinais e sintomas Yang, ocorrendo uma explosão de ânimo devido a alteração da mente pelo fogo.
As síndromes Dian podem transformar-se em Kuang, sendo o oposto verdadeiro, isto devido a padrões de excesso ou deficiência. Nas síndromes Dian, quando há excesso ocorre a obstrução de Qi do fígado e quando há deficiência ocorre deficiência do coração e do baço. Já nas síndromes Kuang, o padrão de excesso é apresentado quando ocorre a mucosidade-fogo sobe e obstrui a mente, já na deficiência apresenta-se quando o fogo consome o Yin.
“Praticamente, todas as síndromes mais importantes que incluem insônia, ansiedade, mania, depressão, histeria, e psicose, têm como base alterações do Shen, do coração e do fígado” (CAMPIGLIA, 2004, p.143).
Segundo MACIOCIA (1996), para explicar os problemas emocionais se faz necessário discutir o conceito de Mente (Shen) que é o tipo mais sutil e imaterial de Qi e apresenta dois aspectos importantes:
a) Shen que significa Mente: é a atividade dos sentidos e órgãos dos sentidos, inteligência, pensamento, insight, afetos, consciência, memória e sono, as quais são regidas pelo coração.
b) Shen que significa Espírito: são os cinco aspectos mentais, espirituais e emocionais, sendo que cada um destes está relacionado a um órgão especifico, Shen é representado pelo Coração; a Alma etérea, pelo Fígado; a Alma Corpórea, pelo Pulmão, a Força de Vontade, pelo Rim e, o Intelecto, pelo Baço.
O Shen é uma das substâncias fundamentais de nosso corpo e faz integração com outras substâncias fundamentais que são: Qi (energia vital no oriente e energia psíquica no ocidente) e o Jing ou Essência.
A formação do Shen se dá através do Jing materno e paterno para formar a vida. Após o nascimento o Jing, que também é chamado de Essência pré-natal, é armazenado nos Rins.
“Estes Três Tesouros representam três diferentes estados de condensação do Qi: a Essência é a mais densa, o Qi o mais rarefeito e a mente a mais sutil e não substancial. A atividade da Mente conta com a Essência e o Qi como suas bases fundamentais. Daí a Essência ser chamada de “base do corpo e raiz da Mente”. Portanto, se a Essência e o Qi forem fortes e prósperos, a Mente será feliz, equilibrada e alerta. Se a Essência e o Qi forem esgotados, a Mente irá sofrer e pode se tornar infeliz, deprimida, ansiosa ou obscurecida.” (MACIOCIA, 1996, p. 202)
Sendo assim, o estado do Shen irá diretamente afetar o Qi enfraquecendo, o Jing e em longo prazo afetará o Yin.
O Shen está ligado diretamente ao Coração sendo este chamado de “Palácio do Shen” e Imperador dos outros órgãos. Isto significa que além das atividades mentais (pensamento, sabedoria, memória, consciência, cognição, sono, inteligência, idéias), o Coração é responsável também pelo tato, visão, paladar, audição e olfato.
Se o Coração estiver em deficiência o Shen estará perturbado ou fraco, ocasionando o Distúrbio do Shen. De forma contrária, se o Coração está forte o Shen será sadio. Então, se durante a noite o Shen não encontra sua morada num Coração tranquilo irá vagar e não irá repousar ou descansar. Ao contrário, se o Coração está forte, tranquilo, o Shen estará forte.
As emoções precisam ser equilibradas, pois isto é essencial, do contrário, irá perturbar o Shen, a Alma Etérea e a Alma Corpórea e este processo, em longo prazo, atinge os órgãos internos, Qi e Xue. Por exemplo, o estresse emocional afeta o Fígado e se o Yin do Fígado estiver alterado irá gerar Ascensão do Yang do Fígado o que deixa a pessoa sempre irritadiça. Outro exemplo, se o Xue do Fígado estiver em deficiência surge o medo e, pelo contrário, se houver excesso, há raiva.
Nas doenças mentais o desequilíbrio geralmente ocorre no Coração. Quando o Qi do Coração estiver em deficiência surgirá tristeza e, pelo contrário, se estiver em excesso, surgirá a euforia.
Na perspectiva dos Cinco Elementos cada emoção corresponde a um órgão e afeta o Coração diretamente, o Rim (Água) se relaciona com o Medo, o Fígado (Madeira) com a Reatividade, o Coração (Fogo) com a Alegria, Baço/Pâncreas (Terra) com a preocupação e o Pulmão (Metal) com a tristeza. Cada uma destas emoções se estiver em desequilíbrio afetará o órgão com o qual se relaciona e, consequentemente, com o Coração. Se tal desequilíbrio for excessivo e prolongado, torna-se causa de distúrbios psíquicos.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!