ROGÉRIO LOPES
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir – CETN
Dor do Cotovelo segundo a Medicina Oriental Chinesa: O cotovelo é uma das regiões do corpo que delimita o Superficial do Profundo. Esta articulação é, com freqüência, local de estagnação de “Qi” nos Canais de Energia Tendino-Musculares e nos Canais de Energia Principais que circulam por esta articulação. Estes dois tipos de Canais de Energia são geralmente acometidos pelas Energias Perversas Calor e Frio, principalmente nas pessoas que fazem muitos movimentos de rotação do antebraço e/ou movimento de flexão e extensão do cotovelo. Uma outra causa é a fraqueza de “Qi” do cotovelo em decorrência de alterações de Qi do Pulmão. Em ambos as casos, a exposição ao Calor ou ao Frio/Umidade condiciona a penetração destas Energias Perversas nos Canais de Energia (Tendino-Musculares e Principais), e estando o Qi do cotovelo alterado, propicia-se a estagnação e o bloqueio da circulação do Qi desses Canais de Energia, promovendo-se o aparecimento da dor na região do cotovelo, que pode evoluir posteriormente para alterações orgânicas, tais como a fibrose, a esclerose óssea, a calcificação, as bursites (YAMAMURA, 1993).
A localização da dor e dos sintomas associados depende do Canal de Energia afetado, sendo este fato utilizado como meio de diagnóstico (MOKONE, 2001).
Epicondilite lateral, Cotovelo de Tenista na Medicina Oriental: Esta manifestação de dor de cotovelo deve-se à estagnação do QI e do Sangue no Canal de Energia Principal do Intestino Grosso pelas Energias Perversas Vento e Frio. A dor localiza-se na face lateral do cotovelo, piorando com os movimentos de pronação e supinação do antebraço e com a flexão e extensão do cotovelo; freqüentemente a dor irradia-se para o antebraço e para o braço seguindo o trajeto do Canal de Energia do Intestino Grosso. A presença da Energia Perversa Calor é fator de aparecimento de processo inflamatório e posterior fibrose muscular na inserção dos músculos do epicôndilo lateral. Por outro lado, a presença da Energia Perversa Frio no epicôndilo lateral leva ao processo de esclerose óssea deste epicôndilo, quando o frio transforma-se em Falso-Calor (YAMAMURA, 1993).
Meridiano tendino-muscular (M.T.M): Os tendinos-musculares, como ramificações que são do canal principal a que pertencem, tem seu início no ponto Ting (WEN, 1995). Os vasos tendino-musculares são largas ramificações de energia defensiva que partem dos pontos Ting, se estendem por todo organismo a um nível superficial-médio, cumprindo com a função específica de proteger o organismo contra as agressões da energia perversa (WEN, 1995).
Em geral, com exceção do Fígado, os tendino-musculares se dirigem a parte anterior do tronco, as costas e a cabeça; passando antes pelas articulações do punho, do cotovelo e do ombro, nos Yin e Yang das mãos, pelos maléolos interno e externo, pelo joelho, pelo quadril e nos Yin e Yang dos pés (YAMAMURA, 1993). O trajeto desses canais é superficial ao passar sobre os músculos, os tendões e as articulações, portanto debaixo da pele e nos LO Longitudinais (superficial), também sobre os Curiosos e os Principais (profundos) (YAMAMURA, 1993).
Os tendino-musculares, não se ajustam as regras de transmissão energética de um canal Yin a outro Yang, como acontece nos canais principais. Estes vasos, se unem em grupos de três e em pontos concretos do sistema energético geral (YAMAMURA, 1993). Também não se observam horas de máxima energia para cada um deles individualmente ao longo do dia, porém recebem sua energia máxima, durante a noite nos Yin (quando a predominância do Yin ), e durante o dia nos Yang ( quando predomina a energia Yang ) (YAMAMURA, 1993).
Quando um tendino-muscular se encontra afetado pela agressão de qualquer classe de energia perversa as causas podem ser duas. De uma parte, a energia perversa externa pode alcançar uma intensidade superior à da defensiva do tendino-muscular, penetrando assim nele. Pelo contrário, a energia deste vaso poderá ser débil ao não receber energia do canal principal ao qual pertence, em cujo caso este último está em vazio e a penetração perversa está fácil. Assim pois, tanto em um caso como em outro, a solução é aumentar nível energético do canal principal (CORDEIRO, 1992). Porém, ressalta-se que, quando o tendino-muscular está em disfunção por alguma causa, não tem, necessariamente, que estar afetado também o canal principal, ou o órgão ao qual este corresponde (YAMAMURA, 1993).
Classificam-se de três em três fazendo um total de quatro grupos, reunindo-se individualmente nas quatro zonas seguintes (YAMAMURA, 1993): os três tendino-musculares Yin do pé, se reúnem sobre os genitais; os três tendino-musculares Yin da mão, se reúnem no quinto espaço intercostal; os três tendino-musculares Yang do pé, se reúnem no osso malar; os três tendino-musculares Yang da mão, se reúnem na zona lateral do crânio (osso frontal).
Meridianos Tendino-Musculares do Pé (YAMAMURA, 1993): meridiano tendino-muscular da Bexiga (B) – Tae Yang; Meridiano tendino-muscular da Vesícula Biliar (VB) – Shao Yang; Meridiano tendino-muscular do Estômago (E) – Yang Ming; Meridiano tendino-muscular do Baço Pâncreas (BP) – Tae Yin; Meridiano tendino-muscular do Fígado (F) – Jue Yin; Meridiano tendino-muscular do Rim (R) – Shao Yin.
Meridianos Tendino- Musculares da Mão (YAMAMURA, 1993) : Meridiano tendino-muscular do Intestino Delgado (ID) – Tae Yang; Meridiano tendino-muscular do Triplo Aquecedor (TA) – Shao Yang; Meridiano tendino-muscular do Intestino Grosso (IG) – Yang Ming; Meridiano tendino-muscular do Pulmão (P) – Tae Yin; Meridiano tendino-muscular da Circulação Sexualidade (CS) – Jue Yin; Meridiano tendino-muscular do Coração (C)- Shao Yin.
Avaliação Energética e Tratamento dos Tendino-Musculares: Para avaliar se a doença de uma pessoa corresponde a um desequilíbrio dos canais tendino-musculares, é imprescindível conhecer bem o trajeto destes, pois dele depende, não somente a correta avaliação energética, como também, seu posterior tratamento. (YAMAMURA, 1993).
Nas diferentes zonas de reunião dos grupos de canais tendino-musculares, a cada três se encontram ao redor de um ponto acupuntural específico. Ou seja, (YAMAMURA, 1993): os três Yang do pé se reúnem em torno do ID18; os três Yin do pé se reúnem em torno do Vaso da concepção 3 (VC3); os três Yang da mão se reúnem no VB13; os três Yin da mão se reúnem em torno do VB22.
Para avaliar se a doença é produzida por algum tendino-muscular, devemos pressionar sobre os pontos ou zonas onde se reúnem. Se ao executar esta ação, a zona se faz dolorosa, é muito provável que a disfunção provenha de um dos três canais tendino-musculares que se reúnem neste ponto, isto se não há uma dolorosa por si mesma, sem necessidade de pressionar (YAMAMURA, 1993).
Depois, averiguar em qual destes três canais está a disfunção, para o qual tem de seguir mentalmente o trajeto de cada um deles, até descobrir qual ou quais são os que passam justamente pela região sintomática.
O tratamento consiste em : fortalecer o meridiano principal, estimular o ponto ting para que o meridiano tendino-muscular seja nutrido, sedar ou sangrar o ponto de reunião do tendino- muscular em questão, sedar ou sangrar os pontos Ashi (pontos dolorosos) (YAMAMURA, 1993).
Tratamento da Epicondilite na Medicina Oriental:
- Pontos de Acupuntura locais: ponto Ashi (pontos locais e superficiais dolorosos), IG-11 (Quchi). IG-10 (Shousanli), IG-12 (Zhouliao).
- Pontos de Acupuntura a distância: IG-4 (Hegu), P-7 (Lieque), VB-34 (Yanglin-gquan). IG-17 (Wenliu).
- Circular o Qi do Canal de Energia Unitário Yang Ming : IG-2 (Erjian),
IG-3 (Sanjian), E-43 (Xiangu), E-44 (Neiting). - Fortalecer o Qi do Pulmão: P-9 (Taiyuan).
- Se a afecção é unilateral e aguda, deve-se iniciar a tratamento pelo oposto.
Nos pontos de Acupuntura locais que estão dolorosos, deve-se inserir a agulha de Acupuntura em várias direções ou colocar várias agulhas de Acupuntura em diversas direções. Pode-se também realizar a sangria a fim de se exteriorizar rapidamente a estagnação e a bloqueio de Qi e de Sangue (YAMAMURA, 1993).