Silveira, L. A.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru – 2010.
1- INTRODUÇÃO
Os fatores de adoecimento na Medicina Tradicional Chinesa são considerados tanto no aspecto interno quanto no externo. O indivíduo pode adoecer por deficiência de seu sistema de defesa (meio interno) que consideram a estrutura genética e hereditária, o modo de vida e os sentimentos. Já pelo fator externo dependem do clima em suas manifestações diversas, e do meio ambiente.
2. OBJETIVOS
Iniciar o estudo sobre a perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa quanto à Psique e a sua interação com os processos corporais relativos aos padrões de saúde e doença. Busca-se também compreender a relação dinâmica entre o psiquismo e a fisiologia energética para integrar a acupuntura como recurso terapêutico complementar à prática do psicólogo clínico no tratamento das emoções.
3. DESENVOLVIMENTO
Alguns textos clássicos da MTC mostram as doenças mentais como fonte de desequilíbrios ligados ao Coração, a morada do Shen ou consciência, ou ao Fígado que é responsável pelo fluxo de Qi e das emoções.
Todas as síndromes mais importantes que incluem insônia, ansiedade, mania, depressão, histeria e psicose tem como base alterações do Shen, do Coração e do Fígado.
Observa-se que na MTC, certas pessoas com baixa energia dos Rins tem um desenvolvimento normal do aparelho psíquico, porém apresentam sérias doenças físicas, tais como distrofia muscular, doença desmielinizante, dentre outras. Existem outros que apesar de aparentemente saudáveis, trazem consigo distúrbios psíquicos graves. E muitos têm os dois problemas concomitantemente. Há casos em que a deficiência de energia renal pode expressar-se no pólo psíquico, no físico ou, se for de grande intensidade, em ambos e isso varia de indivíduo para indivíduo.
Alguns Distúrbios Depressivos mais comuns:
DISTÚRBIO | SÍNDROMES |
Depressão maníaca | Fogo por Deficiência do Coração/Fogo do Coração |
Depressão e agressividade | Estagnação do Qi do Fígado/Fogo no Fígado |
Depressão com ansiedade | Deficiência do Qi, Sangue e Yin do Coração |
Depressão da menopausa | Deficiência do Yang do Coração e do Rim/Deficiência do Yin do Coração e do Rim |
Depressão e labilidade emocional do período pré-menstrual | Estagnação do Qi do Fígado/Hiperatividade do Yang do Fígado |
Depressão pós-natal | Deficiência do Qi e do Sangue |
Depressão e impotência | Deficiência do Yang do Rim e Deficiência do Coração com Distúrbio do Espírito do Coração |
Depressão e consumo excessivo de energia | Excesso de vontade do Rim e Deficiência do Qi do Rim |
Síndromes de Depressão
Síndromes | Sinais e sintomas | Pulso | Língua | Combinação de Pontos |
Deficiência do Yang do Coração | Falta de alegria, solidão, falta de interesse na vida, sensação de não ser amado e de não ser amado | Vazio ou fino, profundo, lento | Pálida, flácida, talvez encovada na ponta | VC4, VC17, E36, BP6, C7, C8 (ton)Usar moxa com cautela |
Estagnação do Qi do Coração | Frustração nos relacionamentos por dificuldade em expressar cordialidade e os próprios sentimentos, com tristeza e imensa aflição | Retardado ou em corda, talvez áspero | Vários tipos, talvez violácea e pálida na ponta | VC 17, B14, B44, BP4, PC6, C5 |
Deficiência do Qi do Baço | Preocupado com infinitos pensamentos, preocupação e questionamentos mentais, excesso de raciocínio sem ação suficiente | Vazio ou fino, talvez áspero e profundo | Pálida, talvez fina e seca | VG 20, Yin Tang, VC 4, E 36, E 45, BP 1, BP 2 (ton) |
Estagnação do Qi do Baço | Pessoas isoladas, solitárias, que são evitadas por outras pessoas pelo comportamento possessivo e dependente, dominadores, que invadem e interferem na vida dos outros, sempre se queixando | Escorregadio, talvez cheio ou com fluxo abundante, com vazio de base | Pálida, flácida ou aumentada, talvez sulco profundo na área do Baço | VC12, E40, E45 F1, F3, F13 |
Deficiência do Qi do Pulmão | Recolhimento e falta de participação no presente, dificuldade ou medo de formar vínculos duradouros com os outros, vive das lembranças do passado | Vazio, profundo | Pálida, flácida, talvez encovada na área do Pulmão | VC4, VC17, E36, R3, P1, P9, P10 |
Estagnação do Qi do Pulmão | Pesar reprimido, resistência em se desprender dos relacionamentos antigos, dificuldade de lidar com a dor da perda | Retardado, talvez com fluxo abundante em nível profundo | Pálida ou violácea | VC17, E40, B13, B42, P1, P7, PC6 |
Deficiência do Yang e do Qi do Rim | Desmoronamento da personalidade, desistiu da vida, rendição completa de si mesmo, perda total do controle, falta de força de vontade. | Vazio ou fino, lento, profundo, áspero, talvez disperso | Pálida, flácida, úmida | VG20, VC4, R2, R7, E36, C8, R1 |
Síndromes | Sinais e sintomas | Pulso | Língua | Combinação de Pontos |
Excesso de vontade do Rim e Deficiência do Qi do Rim | Desapontamentos contínuos em decorrência da vontade ser mais forte que as reservas de energia, ou pelas ambições fora da realidade, talvez depleção das energias | Em corda, fino, áspero, variável, talvez com fluxo abundante | Pálida, flácida, talvez pontos vermelhos | VG20, E36, R3, B64, B2 |
Deficiência do Qi em Fígado/Vesícula Biliar | Dúvida sobre si mesmo, incerteza, insegurança, suscetibilidade e hipersensibilidade com depressão e um sentido muito limitado de si | Vazio ou fino, áspero, talvez variável ou retardado | Pálida, talves fina, talvez pontos vermelhos nas bordas | VG20, VC4, VB13, VB40, TA4, R3 |
Estagnação do Qi do Fígado | Depressão e frustração, sente-se bloqueado pelas circunstâncias, gosto pelo movimento e aversão em ficar parado, talvez zangado ou irritável | Em corda, talvez lento ou rápido, cheio ou vazio | Violácea, talvez vermelha ou pontos vermelhos nas bordas | VC6, VC17, F1, F3, F14, PC1, PC6 |
Estagnação do Qi do Fígado/Fogo no Fígado | Alternação entre depressão e agressividade e raiva, alternação de raiva reprimida com raiva expressa | Em corda talvez lento ou rápido, cheio ou vazio | Violácea, vermelha, talvez desviada ou trêmula | F2, F14, PC8, VG20, VC6, BP6 + R1, F1 em sedação para raiva |
Fogo por deficiência do Coração/Fogo do Coração | Depressão maníaca, alternação de hilaridade e sociabilidade com depressão que pode ser desesperada com tendência suicida | Rápido, cheio ou vazio, talvez irregular ou escorregadio | Vermelha, especialmente na ponta, talvez trêmula, talvez saburra gordurosa | VC17, PC6, BP6, R3 (ton) + C3, C8 (harm.) para fase maníaca + VG20, R1 (disp) para fase maníaca grave + E36, C7 (ton) para fase depressiva + VC4 (ton), R1 (moxa) para fase depressiva grave |
Deficiência do Yang do Coração e do Rim/Deficiência do Yin do Coração e do Rim | Cansaço com sensação de frio,alternando com ansiedade e inquietação, insônia e sensação de calor | Freqüência variável, fino ou vazio, talvez irregular | Pálida com ponta vermelha, talvez marcas dos dentes e trêmula | VC4, VC17, E36, BP6 (ton) + VC14, C6 (harm), R6 (ton) para ansiedade + VG20, R4, C8 (ton) para depressão |
Deficiência de Qi, Sangue e Yin do Coração | Ansiedade, depressão, labilidade emocional, fraqueza e nervosismo, facilmente se cansa e fica emocionalmente perturbado | Fino, áspero, talvez irregular, móvel ou variável | Pálida, fina ou flácida com ponta vermelha e forma irregular na ponta | VC4, E36 (ton), VC14, VC24, Bp4, PC6 (harm) |
Deficiência de Qi e de Sangue | Ansiedade e depressão com exaustão, fraqueza e talvez tontura, por exemplo, após parto | Vazio, fino ou pequeno, áspero, profundo | Pálida, flácida, marcas dos dentes | VG20, VC4, VC12, VC17,E36, BP6, F8, IG4 (ton) alternar VG4, VG20, B15, B20, B23, BP6, IG4 (ton), moxa se não houver sinais de calor |
4- CONCLUSÃO
Na Medicina Tradicional Chinesa não há como tratar corpo e mente separadamente, pois um interage com o outro.
Cada órgão está de forma direta ou indireta relacionado a diversas emoções, assim como os sentidos, os tecidos e as funções.
O desequilíbrio instalado é que dá origem à doença e traz consigo alterações em todos os sistemas.
Como corpo e mente formam um todo integrado e inseparável, as emoções podem não somente causar desarmonia, mas também serem causadas por esta.
A MTC prioriza o equilíbrio como uma questão básica para uma boa saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica. O equilíbrio é relativo para cada indivíduo, ou seja, o que é muito para um indivíduo, pode não ser suficiente para o outro.
Trabalho orientado por Prof. Marcelo Milanda
Adaptado por Brena de O.Benjamin Montanha.