#vemprocetn

Tratamento do vitiligo com acupuntura

< voltar

CAMILA ALICE BIAGIONI
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

Este trabalho apresenta um estudo da eficácia da Acupuntura no Tratamento do Vitiligo através de um estudo de caso, onde foi realizado um protocolo de quinze sessões, uma vez na semana, utilizando materiais como: as agulhas, moxa, gua-sha de Jade e Esferas de Cristais; assim pode-se observar que a Medicina Tradicional Chinesa oferece um caminho eficiente e satisfatório para o tratamento do Vitiligo.

Pode- se definir vitiligo como patologia que acomete os melanócitos, principalmente da pele.

É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas (esbranquiçadas) com bordas bem delimitadas. Também há a possibilidade de que haja despigmentação do cabelo localizado na área acometida. (Yamamura, 2008)

Protocolo de tratamento utilizado:

1- Protocolo dos 7 pontos: IG4; IG11; P8; R3; E36; BP6; F3.

2- Demarcação das lesões com as agulhas.

3- Aplicação de Moxa em R3 e sobre as lesões fazendo varredura.

4- Após a retirada das agulhas, foi utilizado o gua-sha de jade em toda a extensão da lesão.

5- Foi colocado esferas de cristal preso com micropore, nos locais das lesões.

6- Na orelha foi realizado: Sangria no Ápice da Orelha; e no Hélix da orelha os pontos correspondentes de Fígado e Vesícula Biliar.

Com esse Protocolo foi realizado uma sessão por semana, durante três meses, no total de 15 aplicações.

Resultado: Neste estudo de caso, a paciente apresentava diversas lesões em partes distintas do corpo, assim como outros sintomas, tais como: tendinite, stress, ansiedade, agitação, baixa estima, insegurança. Como resultado apresentou-se a eficácia do protocolo realizado com a observação visual da diminuição de algumas lesões, bem como do estado geral da paciente segundo seus próprios relatos.

Fotos da Evolução de algumas partes estimuladas

, Imagem
             Antes                                                     Depois
Quadro 01 – Mão
Imagem
                Antes                                                   Depois
Quadro 02 – Punhos
Imagem
               Antes                                                   Depois
Quadro – 03 Parte Medial das Mão

Conclusão: Concluímos que este estudo de caso apresentou eficácia, com diminuição do diâmetro de algumas lesões, aumento da vascularização local e também aparecimento de algumas ilhas de pigmentação na região do dorso dos pés.
Notamos que estes resultados apareceram após o terceiro encontro e as respostas foram melhorando gradativamente com o passar das aplicações. Todo isso aconteceu num prazo de quinze sessões, o que pode ter influenciado na eficácia dos resultados; acreditamos que com maior numero de aplicações o avanço seria mais eficiente.
Assim, demonstrou-se que a acupuntura é uma opção para o tratamento estético e dermatológico como o vitiligo, bem como beneficiou o aspecto emocional que, como se sabe, é um dos aspectos desencadeantes da patologia. Observamos também que os benefícios emocionais foram ainda maiores do que para o próprio vitiligo.
Enfim concluímos que o protocolo aplicado foi de grande importância na disseminação dos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa para esta área e acrescentou pontos na literatura a respeito do assunto.

whats app