#vemprocetn

Tratamento por Acupuntura na Dismenorreia e Sangramento Excessivo: Estudo de Caso

< voltar

Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN- Campinas, 2015.

REGINA MARIA DA SILVEIRA CARDOSO

1- Introdução

A palavra Dismenorreia tem sua origem do grego e etimologicamente significa: dys = alteração, anomalia; men = mensal e rhoia = fluxo (RITTO et al., 1998; CARDOSO e LEME, 2003), é a menstruação dolorosa com dor hipogástrica, em cólica, junto ou não a manifestações sistêmicas, que antecede ou acompanha a menstruação de algumas mulheres (LAMB e PALMISANO, 1986; MEDEIROS, 1987; HALBE, 1988).

Geralmente não é um problema sério de saúde, mas provoca mensalmente limitações para um grande número de mulheres. (ADEYEMI ASD, ADEKANLE A., 2007; ORTIZ MI, RANGEL-FLORESUM E, CARRILLO-ALARCÓN, LC, VERASGODOY H. 2009).

Sua incidência é maior em mulheres com idade entre 18 e 25 anos, diminuindo de intensidade e/ou desaparecendo depois desta faixa. Pelo fato de afetar mulheres jovens, a dismenorreia é responsável por alto absenteísmo escolar (ORTIZ MI, RANGEL-FLORESUM E, CARRILLO-ALARCÓN, LC, VERASGODOY H. 2009); sendo considerado um problema de saúde publica (ADEYEMI ASD, ADEKANLE A. 2007).

2- Estudo de Caso

Para se comprovar a eficácia da Acupuntura no tratamento da Dismenorreia, realizou-se um estudo de caso com uma paciente com duração de vinte e quatro sessões, uma vez por semana.

Foi utilizada a Ficha de anamnese de Medicina Tradicional Chinesa em anexo na paciente em 06/03/2014.

Baseado nessa ficha, temos o seguinte caso:

Mulher, 29 anos, casada, dois filhos nascidos de cesariana, fumante, com histórico de Talassemia Minor, tem como queixa principal cólicas e sangramento excessivo e queixa secundária dores de cabeça todos os dias.

Tem um ciclo menstrual de 23 a 30 dias com duração de oito dias; Sua menstruação é dolorida com cólicas intensas durante e cólicas leves antes e depois, todos os dias. Às vezes tem cólicas no útero, dores crônicas que melhoram com pressão e com repouso. A dor é latejante e em pontadas. O ciclo menstrual é abundante, com coágulos, vermelho escuro.

As mamas antes da menstruação ficam doloridas, inchadas, com caroços de retenção de líquido. Durante a menstruação diminui e depois cessa. Irritabilidade antes da menstruação.

Queixa-se de formigamento nos membros superiores, as mãos são quentes com sensação de fraqueza, tem episódios periódicos de travamento na cervical e membros superiores. Os olhos são secos.

Apresenta cefaleia na cabeça inteira, dor latejante, piora durante o dia, melhora com descanso, melhora quando come.

Tem tontura súbita, sente tudo rodar. O sonho é interrompido por sonhos agitados. 52

Apresenta fome constante com gosto doce na boca. Dor no epigástrio com sensação de plenitude que melhora com ingestão de alimentos. Espirra muito.

Apresenta o intestino ressecado, não tem uma alimentação balanceada. A defecação acontece a cada dois dias com fezes sem padrão, escuras, sem cheiro e secas. As fezes são sem formato, difíceis de expelir.

Só bebe água antes de dormir e urina poucas vezes ao dia de forma abundante, cor amarela e jato forte.

Dor lombar aguda, melhora quando deita; pés quentes com edemas.

Relato de sintomas feito pela paciente em (06/03/2014)

Sofro muito com cólica quase todos os dias e no período menstrual, insuportável, fazendo com que eu tome remédio o ciclo todo. Num ciclo de oito dias, chego a tomar oito comprimidos de Buscofem. Tenho muitos coágulos e muito sangramento (difícil até de sair do banho). As dores de cabeça acontecem todos os dias, inclusive fora do ciclo.

3- Diagnóstico energético:

1) Oito critérios:
Interior, Excesso (Plenitude) – estagnação do QI
calor vazio
YANG

2) Síndrome das Substâncias Fundamentais:
Deficiência de QI , estagnação do QI, estagnação de XUE, deficiência de XUE, Distúrbio do SHEN.

3) Síndrome dos ZANG FU – Há cinco padrões de Fígado: 

Esses padrões do Fígado estão todos interligados. A deficiência do Sangue do Fígado leva à estagnação do Qi do Fígado que por sua vez leva, por um lado à estase de Sangue do Fígado e, por outro, à ascensão do Yang do Fígado (MACIOCIA, 2006).

Na avaliação pela língua pálida e pela dor de cabeça, calor vazio.

4) 5 elementos: Excesso de Madeira afetando Fogo

5) Proposta Terapêutica:

Sedar a Madeira e tonificar o Fogo.

Mover o QI estagnado do Fígado, expelir o Calor, nutrir o Xue do Fígado, acalmar o Yang do Fígado e acalmar a Mente, tonificar o BP.

6) Tratamento: Ação Energética dos Pontos e Vasos Maravilhosos.

4- Método e tratamento

O tratamento bem sucedido segue os critérios: 

Se a escolha foi Acupuntura é necessário a escolha correta e harmoniosa dos pontos e a manipulação apropriada das agulhas (MACIOCIA, 2000).

O tratamento utilizado foi Ação Energética dos Pontos e Vasos Maravilhosos.

Tratamento utilizado no estudo de caso

No estudo de caso, realizado em 24 sessões, uma vez por semana, onde nas sessões de 1ª a 11ª e 13ª a 22ª e 24 ª utilizou-se ação energética dos pontos, 12ª e 23ª Vasos Maravilhosos. Especificamente Vaso Penetrador – Chong Mai – Ponto de abertura: BP-4 e Ponto de Fechamento:CS-6.

Ação Energética: F3 R3 BP6 E36 IG 11 VC 6 VC3 VC4 CS6 Taiyang Yintang

5- Conclusão

Pode-se concluir após o estudo de caso que a Acupuntura apresentou eficácia no Tratamento da Dismenorreia e Sangramento Excessivo. O Tratamento com Acupuntura Sistêmica mostrou uma melhora significativa na redução da dor, devido ao efeito gerado através do mecanismo fisiológico energético da Acupuntura, onde ocorreu o fortalecimento da circulação do Sangue e da Energia Vital, agindo como inibidor da produção de prostaglandina, que é fator de desencadeamento das contrações uterinas que levam a dor, ou seja, a Dismenorreia. Observou-se também efeitos emocionais como relaxamento, calma; irritabilidade e ansiedade reduzidas. A medicação tornou-se desnecessária na maioria dos ciclos. A Acupuntura Sistêmica mostrou resposta favorável e pode ser utilizada com sucesso nesse distúrbio ginecológico frequente na maioria das mulheres.

Os pontos primários utilizados no estudo foram: F3- R3- BP6 -E36- IG 11-VC 6 – VC3 – VC4- CS6- TAIYANG – YINTANG.

Orientado por Profª Luciana Mendes Vinagre, adaptado por profª Brena Montanha.

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!