ISABELA CASALI CICCONE
MILENA DE OLIVEIRA LIMA SOUSA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Libertas – Faculdades Integrada / CETN para obtenção do título de Especialista em Acupuntura. Bauru – 2015.
A pele, sendo o maior órgão do corpo humano, é o que mais evidencia o processo de envelhecimento. Além de estar exposta aos fatores extrínsecos (alterações climáticas), os fatores intrínsecos (alterações emocionais e psicológicas) exercem grande importância na mudança da aparência do tecido cutâneo. Envelhecer é um processo esperado, previsível, inevitável e progressivo, o diferencial é a qualidade do envelhecimento que está diretamente relacionado com a qualidade de vida que o indivíduo está vivenciando. Podemos observar na expressão/aparência de uma pessoa se há equilíbrio físico, mental e espiritual, sendo a pele um reflexo das condições de saúde. Cientificamente comprovada, a acupuntura é uma terapia já reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como método eficaz para tratar ao menos 40 tipos de doenças, como dores em geral e estágios de ansiedade, e agora também sendo uma grande aliada nos tratamentos para fins estéticos. Além de promover o reequilíbrio energético orgânico e emocional, a acupuntura estética tem como objetivo melhorar a oxigenação, a circulação local e o metabolismo, e a eletroacupuntura por si, acelera a proliferação, migração de fibroblastos, que atuam na superficialização das rugas.
Este é um estudo de caso cuja paciente, 59 anos, fumante, apresenta pele facial de aspecto hipotônico, flácido, com a presença de linhas de expressão e rugas. Os procedimentos adotados foram: primeiramente a apresentação do estudo através do termo de consentimento livre e esclarecido, após a confirmação deu-se início às sessões de acupuntura estética facial que se iniciaram no dia 13/12/2014, realizadas uma por semana, finalizando no dia 15/12/2014,totalizando dez sessões.. As sessões realizadas mantiveram o mesmo padrão em todos os atendimentos, seguindo as seguintes etapas do tratamento:
– Esfoliação da pele para retirada de impurezas e penetração dos princípios ativos dos produtos utilizados, limpeza e tonificação;
– Aplicação das agulhas (0,25x15mm) nas rugas genianas,ou também conhecidas como bigode chinês, rugas horizontais da testa, rugas glabelares, rugas no queixo e laterais da face, (uma agulha em cada extremidade da ruga,sob a pele, uma apontando para outra), nas rugas peribucais e periorbiculares (0,18x8mm, colocada com o aplicador uma única agulha na extremidade distal da ruga,sem a realização de eletroestimulação)
– Na colocação dos eletrodos, nas rugas verticais, a polaridade negativa é para a ruga inferior e a positiva para a ruga superior, nas horizontais é irrelevante o posicionamento.
– A eletroestimulação foi realizada durante vinte minutos com frequência de 20HZ, nos primeiros dez minutos a onda foi contínua e nos últimos dez minutos modificado para burst.
– Após a retirada dos eletrodos e das agulhas, foi realizada a máscara de algas vermelhas, hidratada com 20ml de água morna, com 1 colher café de pó de pérolas e uma gota de óleo essencial de lavanda, durante dez minutos. Durante esse processo, foi utilizada a caneta de cromoterapia, na cor vermelha, em varredura, por cinco minutos, para aumentar a circulação local. Após a caneta foi utilizada a moxa, por mais cinco minutos.
– Remoção da máscara e realização da massagem seguindo o sentido das fibras musculares, com a seguinte preparação do creme: 50gr Nivea Soft, 1,5gr pó de pérolas e 12 gotas de óleo essencial de lavanda, massageando até sua absorção total, e aplicação do filtro solar.
– Recomendado à paciente sobre a importância da rotina de limpeza da pele, uso de filtro solar e exercícios faciais.
O número de sessões varia de acordo com a idade, sexo e estilo de vida do paciente. Após a realização das dez sessões a paciente comparece para a manutenção quinzenalmente ou mensalmente.
Os materiais utilizados foram: eletroestimulador Plexus AP 585 (Lautz), aplicador de agulhas faciais, agulhas descartáveis nos tamanhos (0,18x8mm), (0,25x15mm), (0,25x30mm), (0,25x40mm), moxa de artemísia, caneta de cromoterapia, alga vermelha triturada, pó de pérolas, óleo essencial de lavanda, esfoliante facial, tônico facial, hidratante facial com fator de proteção, pincel para aplicação da máscara, cumbucas para manipulação de produtos, espátulas descartáveis, esponjas descartáveis, toucas descartáveis, luvas descartáveis, máscara TNT. Como critério de avaliação foi utilizado fotos comparativas, do início e do término do tratamento.
Neste estudo de caso comprovou-se a eficácia das técnicas da acupuntura estética facial observando a redução das linhas de expressão, superficialização das rugas, melhora da aparência, do tônus e do viço da pele, deixando-a mais homogênea e uniforme, além da satisfação demonstrada pela paciente.
13/10/2014 – 1ª sessão |
15/12/2014 – 10ª sessão |
Tratando-se de uma técnica natural, praticamente indolor, sem efeitos colaterais, não necessitando de tempo para recuperação, o tratamento estético pela acupuntura vem se tornando uma alternativa promissora para quem busca não só resultados externos, como a suavidade na expressão facial, melhora na tonicidade muscular, mas como também para quem busca resultados internos, como normalização dos sistemas e órgãos internos, promovendo um equilíbrio energético, que possuem influências diretas nas diversas regiões do rosto. Conclui-se então a partir dos resultados deste estudo de caso e de outros estudos e artigos, que a acupuntura estética vem contribuindo significativamente no processo de rejuvenescimento cutâneo.
Adaptado por profa . Brena Montanha.