
Artigo baseado no TCC da aluna Milena Temer Jamas, CETN Bauru.
Autora: Carla Ceppo.
Acupuntura é um dos recursos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) acessível e com tempo de resposta mínimo para obtenção do alívio, restabelecimento e/ou cura das doenças, através da aplicação de agulhas. A terapêutica utilizada leva em consideração hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares, os dois polos, Yin e Yang, com uma interação dinâmica concebendo a totalidade do corpo, a força vital conhecida por Qi (energia) e os elementos constitutivos de cada pessoa: fogo, terra, metal, água e madeira. Segundo a MTC, a fisiologia feminina é dominada pelo sangue, sendo o ciclo menstrual um abundante acúmulo de sangue (xue) e energia (Qi), que se esvai-se com a descida da menstruação.
O sangue necessita do impulso do Qi para atingir o “mar de sangue” e se concentra na matriz a fim de produzir regras. A matriz que constitui o aparelho genital feminino é o termo envolvendo: útero, ovários e as trompas. A matriz é uma víscera irregular (Qi Heng Zhi Fu) tendo relação direta com o rim e com os vasos extraordinários: Chong Mai e Ren Mai. O estado desses dois meridianos extraordinários é determinado pelo Qi do Rim, essas relações influenciam o sistema reprodutor feminino.
O coração conduz o sangue, o Fígado armazena, o Baço produz e o controla. Dessa forma, os estados patológicos variados podem influenciar a menstruação e a gravidez. O Fígado conserva o sangue, o Baço controla e os pulmões regem o Qi, os Rins conservam o Jing. Juntos serão a fonte criadora do Qi e do Sangue. Por causa do controle da energia Qi, o fluxo menstrual não é nem forte e nem fraco demais quando em equilíbrio. Fase folicular é onde os níveis de estrógeno aumentam sob a influência do hormônio Folículo-estimulante (FSH).
Na Fase do meio do ciclo, Sangue e Yin gradualmente enchem os canais Chong Mai e Ren Mai. Do ponto de vista ocidental esta é a fase de ovulação na qual o óvulo é liberado do folículo e o corpo lúteo se desenvolve sob a influência do hormônio Luteinizante (LH). E por fim, na fase pré-menstrual o Qi Yang sobe e o Qi do Fígado se movimenta como preparação do ciclo. A mobilização do Qi do Fígado é essencial para mover o Sangue do Fígado durante o ciclo. Do ponto de vista ocidental, esta é a fase lútea.
Os detalhes específicos do ciclo menstrual (volume, duração e aparência de fluxo) são apenas os fenômenos de superfície. As causas dos distúrbios menstruais são as disfunções dos órgãos internos: Desarmonia do Qi, Sangue e Fluidos Corporais; Desequilíbrio dos Meridianos Ren Mai e Du Mai e a irregularidade do Rim. Portanto, além do desconforto e insegurança causado nas mulheres, as irregularidades menstruais refletem um padrão de desarmonia do organismo. Ter um período regular é um sinal de saúde, sustento, equilíbrio hormonal e fertilidade. Os benefícios da menstruação se estendem à proteção dos órgãos reprodutivos, já que o sangue menstrual é rico em propriedades antibacterianas e antivirais. Outro benefício é que os hormônios sexuais contribuem para a densidade óssea do envelhecimento.
Este estudo foi realizado com voluntária jovem de 24 anos, solteira, enfermeira, cursando residência em enfermagem obstétrica. Apresenta como queixa principal ciclos menstruais irregulares e queixa secundária dor de cabeça na região frontal frequente. Nega cirurgias, antecedentes de doenças e uso de medicação. Apresenta face pálida. Relata cansaço e ansiedade nos últimos meses devido as atividades desenvolvidas na maternidade. Além disso apresenta zumbidos no ouvido no período noturno e insônia, com dificuldade para adormecer devido a pensamentos acelerados. Prefere o calor e apresenta mãos e pés frios. Não sente sede, mas procura tomar água. Sua preferência é por alimentos doces. A urina se caracteriza de aspecto âmbar, várias vezes ao dia e evacuação é diária, amolecida esporadicamente. A menarca ocorreu aos 14 anos e desde o início a menstruação era ausente durante vários meses. Quando menstruava, a duração média era de 5 dias, com fluxo médio, sem coágulos. Aos 15 anos iniciou uso de Anticoncepcional hormonal oral, fez uso por 9 anos e interrompeu há 6 meses. Desde então, menstruou apenas uma vez há dois meses. Não faz uso de método contraceptivo e é sexualmente ativa. Para complementar o exame físico a língua foi avaliada, a qual se apresentava pálida, edemaciada e com marcas de dentes nas laterais. No pulso foi observado BP fino, C e E fortes.
Diagnóstico energético: Deficiência de Qi do Baço e Yang do Rim.
Para o tratamento, foram realizadas oito sessões de acupuntura sistêmica, moxabustão e auriculoterapia, utilizando a técnica de Ação Energética nos pontos selecionados, bilateralmente, com agulhas filiformes de tamanho 0,25mm x 30mm (estéreis e descartáveis) em harmonização e aplicação de moxabustão em alguns pontos por 10 minutos utilizando a técnica bicada de pássaro.
Proposta terapêutica: Ação Energética: F3 (Harmoniza Yin e Yang do fígado), VC4 (fortalece o Qi do Yuan, fortalece a essência Jing, fortalece e nutre os rins, aquece e fortalece o BP, regula o TA inferior), VC6 (Fortalece o Qi do Yuan, bem como o Qi geral e os rins (sobretudo yang), regula o Qi, harmoniza o sangue: estados crônicos de esgotamento e fraqueza (insuficiência de Yang), BP6 (reune os três meridianos baço, rim e fígado), E36 (Regula o estomago, fortalece o baço, transforma a umidade, fortalece o Qi e o Yang, nutre o sangue e o Yin) e R7 (fortalece Yang do rim e regula o útero).
Auriculoterapia: baço, rim, útero, ponto sangue e ponto zero; para que o tratamento fosse estimulado por uma semana até o próximo encontro. O compromisso da paciente era de fazer suaves pressões sobre os pontos durante este período.
Foram orientados hábitos alimentares, ingesta hídrica, higiene do sono, atividades física e meditação.
RESULTADOS:
Na primeira sessão foi realizada a anamnese, estabelecido o tratamento e fornecidas as orientações em relação aos hábitos de vida.
Na segunda sessão, a paciente relata ausência de dor de cabeça durante a semana e que conseguiu melhorar a alimentação diminuindo o consumo de açúcar refinado e derivados de leite. Conseguiu adormecer com mais facilidade, mas acordou durante a noite alguns dias.
Na terceira sessão refere que dormiu melhor, mas sente a cabeça pesada. Passou por períodos de stress no trabalho e sentiu necessidade de doces.
Na quarta sessão refere diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono, mas apresentou dor de cabeça em um período.
No quinto encontro relata que apresentou sensibilidade nas mamas e aumento de libido. O sono foi agitado em algumas noites. No pulso foi observado Rim e BP fino, C e IG fortes.
Na sexta sessão refere que estava ansiosa, irritada e sentindo peso nas pernas. Demorou para dormir algumas noites. No pulso foi observado R fino, C e F fortes. Especificamente nesse dia o ponto F3 foi substituído pelo ponto F2, com vistas a diminuir os sintomas de irritabilidade.
Na sétima sessão a paciente refere que menstruou e estava no terceiro dia do ciclo, com sangramento moderado, sem coágulos. Orientada a evitar excessos.
Na oitava sessão paciente relata sensação de bem-estar e ausência de peso nas pernas ou dor de cabeça.
Cabe ressaltar que o ambiente era aromatizado, com música relaxante e durante todo o atendimento a paciente verbalizava suas fontes de ansiedade e satisfação com eventos vivenciados durante a semana.
CONCLUSÃO:
Após oito atendimentos foi possível observar através do relato da paciente, os benefícios do tratamento em relação ao ciclo menstrual, cefaléia, ansiedade e qualidade do sono. A menstruação aconteceu a partir da sétima sessão, no entanto é indicado uma continuidade no acompanhamento para constatar se houve o restabelicimento da regularidade do ciclo menstrual.
O manifesto da paciente na verbalização de bem-estar e melhora das queixas pode-se afirmar que as sessões de acupuntura tiveram um impacto positivo na qualidade de vida da paciente, para o momento atual.
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!