Autor(es): Yin LM; Jiang GH; Wang Y; Wang Y; Liu YY; Jin WR; Xu YD; Zhang QH; Yang YQ
Fonte: J Biomed Sci; 16: 46, 2009.
A asma tem se tornado um importante problema de saúde pública e cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. Atualmente, o uso da acupuntura na asma está aumentando. Este estudo destina-se a sistematicamente analisar e comparar os perfis de expressão gênica entre o pulmão de ratos asmáticos e asmáticos tratados com acupuntura, e tentou melhorar o entendimento do mecanismo molecular subjacente a resposta aguda das vias aéreas (EAR) fase de asma tratados pela acupuntura.
MÉTODOS: Quatro bibliotecas de análise serial da expressão gênica (SAGE) foram estabelecidas a partir de tecidos do pulmão de ratos controle (CK), ratos asmáticos (AS), os ratos asmáticos tratados pela acupuntura (ASAC), e ratos controle tratados pela acupuntura (CKAC). Análises “Bioinformatic” foram realizadas utilizando os métodos incluindo agrupamento hierárquico não supervisionado, a ferramenta de anotação funcional do banco de dados para a anotação, visualização e descoberta integrada (David), Gene Ontology (GO) máquina de árvore, e enciclopédia de Quioto de genes e genomas (KEGG) análise via.
RESULTADOS: 186 tags não foram totalmente e diferencialmente expressos (P <0,05, P (CK / AS)) entre as bibliotecas da CK e AS, 130 tags diferencialmente expressos entre as bibliotecas da AS / ASAC (P <0,05, P (AS / ASAC), e 144 tags diferencialmente expressos entre as bibliotecas da CK / CKAC (P <0,05, P (CK / CKAC).
Os perfis de expressão gênica da AS e ASAC foram mais semelhantes do que outras bibliotecas através de SAGE não supervisionado. Pela comparação de P (CK / AS) e P (AS / ASAC), a classificação funcional dos genes DAVID foi encontrada tendo alteração a partir de resposta imune sensível ao estímulo do hormônio esteróide e GO [termo processamento do antígeno] e apresentação de [antígeno de peptídeo quot] desapareceu em P (AS / ASAC). Além disso, 21 marcas específicas da acupuntura no tratamento da asma foram detectados utilizando diagramas de Venn.
CONCLUSÃO: Nossa pesquisa SAGE indica que o perfil de expressão gênica da fase de EAR da asma (aguda) pode ser efetiva e especificamente regulamentado pela acupuntura, o que sugere que a expressão de genes de resposta imune e de hormônios esteróides possam desempenhar um papel importante no tratamento.
Adaptado por: Ft. Larissa Angelica Bachir
Texto na integra: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-19419550