#vemprocetn

A Medicina do Yin e Yang. O que é isso?

< voltar

Os termos Yin e Yang são já muito conhecidos (de nome) no ocidente. São conceitos do Taoismo[1] que expõem a dualidade de tudo que existe. Referem-se à complementaridade das forças opostas que constituem tudo o que faz parte do universo.

Yin e Yang não são conceitos mágicos nem termos de algo místico, são algo tão claro e objetivo como os polos positivo e negativo de uma pilha, ou como os aniões e catiões, ou como o frio e o calor, ou o alto e o baixo, ou interior e o exterior, ou… podíamos estar aqui indefinidamente a estabelecer relações Yin e Yang, pois em tudo elas existem! E é exatamente isso que é o conceito de dualidade Yin e Yang: uma relação! Não existe algo plenamente Yang ou Yin, existe sim algo que é Yang em relação a outro que é Yin, e vice-versa.

Vejamos, em sentido prático: um copo de água morna é Yang em relação a um copo de água fria, no entanto, o mesmo copo de água morna é Yin em relação a um copo de água a ferver! Simples, não é?

O Yang identifica o que é mais aberto, mais quente, mais externo, mais alto, mais móvel, enquanto que o Yin caracteriza o mais fechado, mais frio, mais interno, mas baixo, mais parado…

Na Medicina Tradicional Chinesa esta dualidade faz parte da base de diagnóstico, simplesmente porque, tal como em tudo o resto no universo, também as doenças e as suas manifestações se encaixam nestes dois grandes quadros: Yin e Yang.

Façamos novamente um exemplo: um doente apático apresenta um estado Yin em relação à normalidade, enquanto que um doente agitado apresenta um estado Yang na mesma relação.

Clinicamente, a relação Yin-Yang serve para enquadrar o estado clínico do paciente, de forma a poder orientar-nos na forma de pensamento da Medicina Tradicional Chinesa. Ora, face a um doente que apresenta um quadro predominantemente Yang, sabemos que temos que usar estratégias que baixem este Yang ou subam o seu estado Yin (esta determinação vai depender de outros parâmetros avaliados no diagnóstico), de forma a retomar o equilíbrio, que é o equivalente a atingir o estado de saúde ideal.

Tomando o exemplo anterior: num paciente muito agitado e ansioso, temos que usar estratégias que o acalmem, enquanto que num paciente apático e deprimido, teremos que trabalhar formas de lhe “fornecer” energia.

Resumindo: Yin e Yang são, nada mais, nada menos, do que uma forma de classificação das características existentes em tudo, inclusive na Medicina! 

Paula Gradim – Especialista de Medicina Chinesa

 [1] O Taoismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao. O termo chinês “Tao” significa “caminho”, “via” ou “princípio”, e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. (in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo)

fonte: Bairrada Informação Portugal

Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!