A estação mais fria do ano está chegando e doenças típicas dessa época também surgem com as baixas temperaturas. Patologias respiratórias, como asma, bronquite, sinusite e rinite podem se agravar neste período, além das dores crônicas, como artrite e dores musculares. A combinação de vento, frio, locais fechados, aglomerações, além da troca de ambientes e das temperaturas entre eles favorecem o agravamento dessas doenças, principalmente para aqueles que já têm um quadro frequente dessas indisposições.
Para a médica e diretora do Center-AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, a acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. “Segundo a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação de Qi (Tchi) e consequentemente do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos, daí a ocorrência ou a piora de dores articulares e musculares no inverno. A acupuntura deve ser realizada em qualquer época do ano para fortalecer e promover o calor do corpo e não só no frio. Se for para fazer algum tratamento na vigência do frio e dores, a técnica mais recomendada, além da acupuntura, é a aplicação de moxabustão, que promove o aumento da circulação vital para tratar doenças de origem”, explica.
Abaixo, confira como a acupuntura pode ajudar no tratamento de dores crônicas e doenças respiratórias.
Dores crônicas
De acordo com a Dra. Márcia, dores articulares como no ombro, joelho, coluna vertebral, pés e mãos, contanto que não tenham indicações cirúrgicas, podem ser prevenidas e tratadas com acupuntura. “A acupuntura promove a circulação do Qi, além de aquecer, ela auxilia na liberação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica”, afirma. “Com pelo menos 10 aplicações de acupuntura, a depender do estado do paciente, já é possível sentir melhoras significativas”, completa.
Doenças respiratórias
A acupuntura é uma das técnicas que tem bons resultados nas doenças respiratórias. Segundo pesquisas clínicas e experimentais realizadas, a acupuntura tem efeito promissor no tratamento destas patologias.
De acordo com a Dra. Márcia, para as doenças respiratórias, a estação do ano mais prejudicial é o Outono que, com sua secura, é o que enfraquece o pulmão. No inverno, com a instalação do frio, para quem já tem o pulmão enfraquecido, é o fator de desencadeamento de resfriados, gripes, alergias, pneumonia, asma, bronquite, sinusite e rinite. “Tem um ditado chinês que diz: Esperar ter sede para cavar o poço pode ser muito tarde. Aplicando na medicina nada mais é que esperar ficar doente para tratar pode ser muito tarde também. Isso reflete toda a filosofia da acupuntura e o sentido de prevenção de doenças. Por isso, o quanto antes se tratar é melhor, pois o tratamento terá ação preventiva antes de se instalar um quadro mais complicado de saúde”, ressalta.
fonte: Sopa Cultural
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!