Dor crônica em crianças
A acupuntura pode ser um tratamento adjuvante seguro e eficaz contra a dor crônica também em pacientes pediátricos.
Se já é perturbador ver alguém sofrendo, é especialmente devastador assistir uma criança suportando uma dor crônica.
“Embora já tenha sido demonstrado que a acupuntura reduz a dor crônica em adultos, há muito poucos dados sobre se ela é eficaz em crianças,” explica a Dra Angela Johnson, da Universidade Rush (EUA), cuja equipe acaba de publicar um estudo a respeito na revista médica Alternative and Complementary Therapies.
“Este estudo analisou o efeito da acupuntura em crianças diretamente, em vez de analisar dados coletados de adultos. Este enfoque é especialmente importante, já que a as crianças experimentam a dor de maneiras diferentes do que os adultos,” acrescenta ela.
Acupuntura em pacientes pediátricos
Os testes incluíram 55 crianças e adolescentes, entre 7 e 20 anos, que experimentam condições de dor crônica. Cada paciente recebeu até oito sessões de acupuntura prescritas individualmente, com duração de 30 minutos cada uma.
Todos os pacientes relataram quedas significativas e progressivas em todos os níveis de dor ao longo das oito sessões do tratamento, com reduções mais fortes da dor durante o início do tratamento. Os participantes também relataram reduções substanciais da dor do início até o fim de cada sessão.
Além disso, os pacientes pediátricos relataram reduções significativas nos problemas de saúde, emocionais, sociais e educacionais. Estes resultados foram corroborados por reduções semelhantes em observações relatadas pelos pais a respeito das mesmas questões.
Alternativa espetacular
Tratar crianças com dor crônica pode ser complexo devido à sua vulnerabilidade e porque, como estão crescendo, há o medo de causar efeitos a longo prazo. Apesar disso, os dados sobre a segurança e a eficácia de opções terapêuticas para crianças ainda são muito limitados.
“A acupuntura oferece uma alternativa espetacular para medicação da dor crônica. Isto é especialmente verdadeiro para os pacientes que podem ter de lidar com a dor na maior parte de sua vida, incluindo aqueles que têm anemia falciforme e sequelas de câncer. Além disso, a acupuntura ajuda com a ansiedade e a depressão,” concluiu Paul Kent, oncologista pediátrico e principal autor do estudo.
fonte: Diário da Saúde
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!