Eles se machucam, treinam horas por dia, desafiam seus limites e dão o sangue durante as competições. Ser atleta realmente não é fácil, mas eles precisam saber que têm uma grande aliada ao seu lado: a técnica milenar da acupuntura.
“Ela acelera a recuperação física pós-treinamento, previne e trata lesões e alivia dores musculares durante e pós-competições. Com o excesso de treinos, a parte física do atleta é sobrecarregada, a maioria sofre lesões ou desconfortos. Como eles não têm tempo para repousar por longos períodos e nem se submeter a demorados tratamentos, a acupuntura tem sido a melhor opção, já que tem efeito imediato no tratamento da dor”, explica o educador físico, massoterapeuta e acupunturista da Zen Qi Terapias, Alberto Feitosa.
Estudos demonstram que este procedimento tem sido considerado altamente eficiente por promover analgesia nas situações de dor e facilitar a prática esportiva plena. “A acupuntura pode ser aplicada em todos os tipos de lesões, pois ela funciona como um analgésico natural”, revela Alberto. De acordo com o acupunturista, as principais indicações para tratamento são: tendinites, lesões musculares e articulares e dores na coluna, tendo como principal objetivo a redução da dor, do edema (inchaço) e da inflamação, promovendo relaxamento da musculatura e aumento da amplitude de movimentação das articulações.
O método é um suporte efetivo para o bem-estar físico dos atletas. “Como utilizamos na mesma sessão técnicas de massagem, o paciente consegue relaxar e aproveitar ainda mais o tratamento”, destaca Alberto.
Lutadores do MMA são adeptos fiéis da acupuntura
Em 2006, o curitibano e lutador há 11 anos, Wagner Galeto, estreou no MMA e enquanto treinava para os desafios dessa carreira, tornou-se um atleta expressivo no cenário do Brazilian Jiu Jitsu. “Os treinos sempre são intensos, por isso sofria muitas microlesões, principalmente na lombar, ombros e pés. Meu maior medo era de me machucar e ter que desistir da luta, até que conheci o trabalho da Zen Qi e hoje sei que não corro mais o risco de ficar sem lutar”, comemora Galeto.
Hoje ele usa a acupuntura não apenas após os treinos, mas como prevenção. “É preciso fortalecer a musculatura. Antes de uma luta, faço um trabalho de concentração, e a acupuntura me ajuda a relaxar, a respirar melhor, a não ficar ansioso e até a perder peso. É a primeira coisa que procuro para ajudar a me manter bem para os treinos e competições”, conta o lutador, que este ano participou da seleção para o TUF Brasil (The Ultimate Fighter), programa exibido pela Rede Globo.
Empresário e lutador de Jiu Jitsu
Faz três anos que o empresário Marcelo José dos Santos luta Jiu Jitsu. As dores e lesões ocasionadas nos treinos começaram já no primeiro ano. “No começo tratava com remédios, mas levava muito tempo para recuperar. Até que meus amigos indicaram a terapia. A lesão na coxa foi resolvida em uma única sessão. Nunca mais larguei a técnica. Faço uma vez por semana para prevenção de lesões e para melhorar o sono e aliviar o estresse”, revela Marcelo.
Recentemente, Marcelo teve que fazer uma cirurgia do menisco e a indicação do médico foi continuar com a acupuntura para obter uma recuperação mais rápida e aliviar as dores. “A técnica deixa o corpo mais equilibrado. Aqui eles tratam as minhas preocupações”, assegura o lutador e empresário.
Saúde sem remédios
A técnica também trata disfunções gastrointestinais, enxaqueca, insônia, entre outras doenças que acometem a população. “É uma terapia que busca a autorregulação do organismo, através de agulhas inseridas em pontos específicos de um meridiano (linhas virtuais por onde circulam a defesa e a nutrição orgânica), que, quando estimuladas, induzem o corpo a produzir substâncias químicas que podem bloquear estímulos nervosos e promover sensação de relaxamento e bem-estar”, explica Laraíne Martini, profissional da Zen Qi que também aplica a técnica.
Com apenas 29 anos, a empresária Ana Maria Pinho estava tomando muitos remédios por conta de um hipotireoidismo, insônia e ansiedade. “Eu me sentia cada dia mais intoxicada e decidi procurar uma nova alternativa para tratar meus problemas. Já faz oito meses que estou me tratando com acupuntura, consegui resultados que os remédios não tinham me proporcionado, principalmente na ansiedade e perda de peso”, revela Ana Maria.
Laraíne afirma que o objetivo da Zen Qi é trazer resultados eficazes no tratamento dos pacientes, de forma natural, resgatando o equilíbrio e o funcionamento correto do organismo.
fonte: Revista Corpore