Marília Alencar
Texto Stella Galvão / Foto: Thinkstock
A técnica já chegou às gestantes em trabalho de parto no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A obstetra e especialista em acupuntura roxana Knobel estudou a utilização do método para aliviar a dor durante o processo de dilatação que antecede o parto. As mulheres do grupo placebo receberam três vezes mais drogas, analgésicas e/ou tranquilizantes, do que as tratadas com acupuntura.
Ela também observou o dobro de cesáreas no grupo que não utilizou a acupuntura, devido à intensidade da dor. A técnica também se mostrou segura, pela ausência de efeito colateral para mães e bebês. “A acupuntura é extremamente segura na gravidez e com certeza deve ser a primeira escolha em várias das patologias ou disfunções que afetam a qualidade de vida da gestante”, afirma o médico João Boscoguerreiro da Silva, professor adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). Dor lombar, insônia, alterações emocionais e digestivas são problemas que podem ser tratados com o recurso das agulhas.
fonte: Revista VivaSaúde/ Edição 72
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!