Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial tem algum tipo de dificuldade para dormir entre seis e oito horas por noite. Em 2007, um estudo realizado pela Sleep Foundation constatou que três em cada dez mulheres relatou dormir satisfatoriamente poucas noites por mês. Para muitas delas, a ansiedade é um dos fatores que mais prejudicam o sono, aliada às frequentes idas ao banheiro. “Dormir mal faz com que as pessoas fiquem cansadas e sem energia durante o dia. O pior é que algumas delas acostumam-se com isso e acham o fato normal, mas é possível dormir bem em qualquer idade”, pondera Sâmia Maluf, aromaterapeuta e fundadora da By Samia Aromaterapia.
Sâmia explica que a Aromaterapia -que usa óleos essenciais e vegetais puros no tratamento complementar de doenças físicas e emocionais – pode auxiliar muito quem sofre com problemas de sono.
Os Óleos Essenciais (OE) de Lavanda, Ylang Ylang e Manjerona são os mais indicados por Sâmia para melhorar a qualidade do sono. “Vários estudos demonstram os benefícios da lavanda para o sono. Meia hora antes de deitar, coloque no quarto um aromatizador com 25 gotas de OE de Lavanda, que induz ao relaxamento e diminui a ansiedade”, ensina.
Colocar uma ou duas gotas desses OE no colchão e na região do travesseiro, ou uma bolinha de algodão com duas gotas do óleo entre o travesseiro e a fronha também é uma ótima medida.
A aromaterapeuta recomenda ainda um escalda-pés feito com 2 litros de água morna e 15 gotas dos OE de Lavanda ou Manjerona. “Coloque a água em uma bacia e fique com os pés imersos por 15 minutos para ajudar a induzir o sono”, recomenda. Os pés também podem receber massagens feitas com Gel de Aloe Vera ou Óleo Vegetal de Semente de Uva acrescidos de seis gotas dos OE citados. “Pode-se até mesmo misturar três gotas de lavanda a três de manjerona”, diz.
Mas, assim como existem OE que acalmam, outros têm função estimulante. “Esses devem ser evitados à noite”, alerta a aromaterapeuta. É o caso de canela, gengibre, eucalipto, hortelã-pimenta, pinho e alecrim. “É melhor usar esses óleos de manhã, pois eles são estimulantes e revigorantes”, indica.
fonte: a Rede Mulher