As bases do conhecimento ancestral dos grandes mestres da Medicina Tradicional Chinesa proporcionam um entendimento dos ciclos do corpo feminino
Por Isaac Padilha, Epoch Times
Os ciclos do corpo feminino
Por que as mulheres têm um desenvolvimento mais rápido comparado ao dos meninos* da mesma idade? A medicina chinesa aborda essa questão segundo o seu próprio modo de explicar e compreender o desenvolvimento humano.
Segundo o Suwen**, as mulheres são regidas pelo ciclo lunar e sofrem grandes mudanças no seu organismo e no psiquismo a cada 7 anos. Os homens são regidos pelo ciclo solar e as mudanças no seu desenvolvimento ocorrem a cada 8 anos.
Para uma mulher, a energia dos rins se torna ativa quando ela faz 7 anos, quando os rins determinam a condição dos ossos. Os dentes, sendo o “excedente” dos ossos, são profundamente afetados pela energia dos rins: é nessa época em que ocorre a troca da dentição, quando os dentes de leite caem e os permanentes emergem e se consolidam se a energia renal da pessoa for próspera.
O cabelo também é influenciado pela energia renal: o cabelo é a extensão do sangue e o sangue é transformado a partir da essência dos rins; portanto, os cabelos irão crescer quando os rins estiverem prósperos.
Sua fertilidade surge aos 14 anos, nessa época o canal Ren Mai começa a ser posto à prova, e seu canal Chong se torna próspero e a menstruação começa a ocorrer. Já que todas as suas condições fisiológicas estão maduras, ela pode engravidar e ter um bebê.
O crescimento da energia dos rins atinge o status normal de um adulto por volta da idade de 21 anos: ocorre o nascimento dos últimos dentes e os demais se encontram completamente desenvolvidos.
Por volta de 28 anos, sua energia vital e se seu sangue se tornam substanciais, suas extremidades se tornam fortes, o desenvolvimento dos tecidos e de todo o seu corpo é florescente. Nesse estágio, seu corpo atravessa a condição mais forte.
O físico de uma mulher muda da prosperidade para o declínio, gradativamente após a idade de 35 anos. Assim, nessa época, seu canal Yangming começa a ficar debilitado, sua face enfraquece, e seus cabelos começam a cair.
Por volta da idade de 42 anos, seus canais Yang (Taiyang, Yangming e Shaoyang) começam a declinar. Por essa época, a compleição de sua face murcha, e seus cabelos começam a ficar brancos.
Após a idade de 49 anos, seus canais Ren e Chong declinam e sua menstruação some, já que sua essência está exausta. Seu físico fica mais fragilizado e por essa época já não é mais possível a concepção.
**O presente artigo foi baseado no capítulo 1 do Suwen, livro clássico da Medicina Tradicional Chinesa, sob a autoria de Bing Wang (Dinastia Tang)
Isaac Padilha Guimarães Júnior é fisioterapeuta especialista em acupuntura e professor titular do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Moxabustão de Porto Alegre (Ibrampa)
fonte: Epoch Times em Português