Você já tentou de tudo para emagrecer e não consegue? Se você quer uma solução definitiva e tem consciência que é um processo gradativo, a medicina tradicional chinesa pode ajudar a entender por que uma pessoa não perde peso consumindo alimentos ditos saudáveis.
Segundo a Marcelo Oliva, diretor da Faculdade Cieph, de Florianópolis, é preciso entender como o organismo funciona. Para fazer uma dieta, segundo a medicina tradicional chinesa, é necessário entender os conceitos de “Yin” e “Yang”.
Os indivíduos “yin” tem uma gordura mais flácida, fria, com edemas. Não comem muito, preferem o sabor doce, não são muito adeptas de exercícios físicos, têm menos energia e menos apetite e têm dificuldade de eliminação.
As pessoas denominadas “yang” tem uma gordura mais concentrada, firme, e são pessoas mais acaloradas e ansiosas por comida e tem preferência por salgados e picantes. Os “yang” conseguem emagrecer com mais facilidade, pois são ativos e gostam de exercícios físicos e são hipertônicos.
Uma dieta hipocalórica, com verduras cruas, saladas e frutas, nem sempre auxiliam um “yin” a emagrecer, pois os alimentos crus tendem a esfriar o metabolismo e a tornar mais lento o processo de eliminação das águas e das excretas.
– Para melhorar o metabolismo seria interessante associar às verduras e legumes crus, temperos que possam aquecer a natureza fria destes alimentos – esclareceu.
Para tanto, sugere-se a utilização de cebola, alho, salsinha, cebolinha, gengibre e outros condimentos como pimenta para auxiliar no equilíbrio entre Yin e Yang dos diversos sistemas implicados. As verduras que soltam muita água na presença do sal são geralmente de natureza fresca ou fria, tais como o pepino, chuchu e acelga.
Frutas como melão, melancia, caqui, abacaxi, laranja, pera, banana nanica têm natureza mais fria e devem ser consumidos ou pré-cozidos ou associados com canela (natureza quente). É por isso que algumas pessoas preferem comer a banana nanica pré-aquecida com açúcar e canela. Ela se torna mais digestiva.
Por outro lado, seria interessante não fazer uso de alimentos quentes e muito gordurosos, para pessoas de natureza yang, pois tais alimentos apenas aumentariam o apetite destas pessoas tornando mais difícil controlar o volume de alimentos ingeridos.
À mesa
Uma dieta com alimentos crus seria mais indicada para pessoas com sobrepeso de natureza “yang”. Porém seria contra-indicado o uso excessivo de pimentas, condimentos, molhos, catchup e mostarda.
Também não é aconselhável utilizar muitos líquidos durante a ingestão dos alimentos. Especialmente aqueles de natureza mais fria, pois dificulta a digestão, a formação do quimo e o movimento de descendência dos alimentos.
O horário em que o seu corpo está mais preparado para aproveitar os nutrientes dos alimentos e eliminar adequadamente é pela manhã: das 7 às 11 horas. Se quiser beber, comer frutas e sobremesas, coma após algum tempo, dividindo assim, os horários para poder estar se alimentando periodicamente.
Dicas:
- Tenha sempre um prato colorido, com todas as cores e sabores em equilíbrio.
- Não passe fome durante a dieta, não exagere em um único sabor ou alimento.
- Não faça reuniões de negócios no almoço ou jantar, pois a preocupação e a ansiedade não permitirão que o alimento descenda. Isto é, pode causar retenção de alimentos e refluxo.
- Faça do ato de comer, um ato de amor a si mesmo e de gratidão à natureza que te alimenta.
- Coma sem pressa, mastigue, deguste, sinta o sabor e não faça outra coisa, que não seja comer.
fonte: Hora de Santa Catarina