A fisioterapia aliada com a acupuntura veterinária tem ajudado animais de estimação na reabilitação, principalmente quando o objetivo do tratamento é restabelecer patologias de origem física, motora ou neurológica.
De acordo com a veterinária Cláudia Frare, a fisioterapia veterinária utiliza atualmente aparelhos modernos e eficientes que são capazes de acelerar o restabelecimento molecular e assim curar lesões de forma mais rápida. “Os animais em reabilitação também podem fazer hidroterapia que é a fisioterapia na água e assim restabelecer funções motoras, tonificar massa muscular, melhorar o condicionamento físico e ainda emagrecer”, diz a veterinária.
Outro método muito utilizado na clínica de Cláudia Freire é acupuntura. A terapia milenar visa o restabelecimento da função do organismo do animal por meio do equilíbrio energético. “É uma medicina alternativa não invasiva e indolor. O tratamento é feito com agulhas, calor e estímulos manuais. Para aqueles que podem aliar fisioterapia e acupuntura, o resultado é ainda melhor e mais rápido, pois uma terapia complemente a outra”, afirma a profissional.
Fisioterapia e acupuntura veterinária são indicadas para os seguintes casos:
- Analgesia (retirada da dor)
- Obesidade e condicionamento físico
- Ansiedade
- Recuperação pós-cirúrgica imediata
- Lesões neurológicas, endócrinas
- Sequela de cinomose
- Displasia coxofemural, hérnia de disco, compressões medulares, luxação de patela, ruptura de ligamento cruzado, paraplegias
- Adjuvante em tratamentos oncológicos
- Insuficiência renal crônica e aguda
- Sarna demodecica e lesões dermatológicas
- Lesões degenerativas articulares (artrite e artroses)
fonte: Correio de Uberlândia