Medo, melancolia, angústia e outros sentimentos comum às mulheres nesta fase da vida podem ser atenuados com o uso dos Florais de Bach, que não têm contraindicação
Tornar-se mãe depois dos 40 é uma condição cada vez mais comum. Muitas mulheres escolhem primeiro cuidar da profissão para depois dedicarem-se aos filhos que desejam ter. “Mas, em qualquer idade, a maternidade traz as mesmas dúvidas, seja para jovens, seja para mulheres mais maduras”, afirma Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e aromaterapeuta.
Na opinião dela, a maternidade após os 40 anos, seja ela planejada ou não, pode ser até mesmo benéfica para a mulher do ponto de vista psíquico, afetivo e emocional. “Quando a mulher é mais velha, ela possui uma vivência muito maior do que as jovens. E, mesmo sem ter experiência como mãe, ela tem maturidade em outros campos da vida. Isso a faz planejar melhor o futuro, contar com todas as variáveis e trazer experiências de outras áreas para a maternidade”, avalia Aparecida.
A especialista acredita que o fato de saber que será mãe deixa grande parte das mulheres felizes e as estimula a buscar um modo de vida mais tranquilo, calmo e confortável, longe do estresse. É nesse aspecto que os Florais de Bach podem ajudar, pois atuam sobre as emoções e sentimentos que estão em desequilíbrio ou em desarmonia. “Como as essências florais não são medicamento, não possuem contraindicação e podem ser usadas com toda segurança na gestação”, garante a aromaterapeuta.
A seguir, ela indica alguns florais que podem ser usados durante a gravidez:
Gentian
É a essência que ajuda a seguir em frente, mesmo diante dos obstáculos. Pode ser usado quando há um quadro de angústia e desânimo proveniente da fadiga ou de situações como a pressão alta, que às vezes acomete as mulheres grávidas.
Holly
É o floral que traz aceitação e dissipa o medo. Pode ser usado quando acontece uma gravidez inesperada.
Larch
Proporciona autoconfiança e autoestima. É indicado quando a mulher duvida de sua capacidade de dar conta da tarefa de ser mãe.
Mimulus
Traz a certeza de que tudo vai correr bem; é ideal quando a gestante passa a ter medo ao pensar demais se o bebê vai nascer com saúde – uma situação comum quando a mulher engravida após os 40 anos.
Mustard
Recomendado em casos de melancolia pós-parto ou em quadros de tristeza. Esse floral dissipa o que parece negativo, ajudando a retomar alegria e a paz.
Olive
Ajuda no resgate da energia vital. Perfeito para quando a mãe sente déficit de energia, por estar muito cansada, por exemplo.
Rescue Remedy
Afasta o estresse; é o floral do resgate e do socorro emergencial.
Walnut
Este floral pode acompanhar a gestante em todas as fases da gestação, pois ajuda a trabalhar a adaptação (do corpo, dos aspectos psíquicos etc).
fonte: Plena Mulher