A moxabustão, também chamada de moxaterapia, é uma técnica de acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele, através de um bastão enrolado com ervas medicinais como a artemísia, por exemplo.
Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado na pele, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos. A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas tipo dor nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.
Entretanto, não é recomendado fazer a técnica de moxabustão em casa, devendo ser feita por um profissional treinado, em clínicas especializadas e com autorização de um médico, para que os resultados sejam positivos e benéficos.
Para que serve
A moxabustão é um tipo de terapia complementar, que ainda está sendo estudada e testada, mas pode ser indicada para tratamento de diversos problemas de saúde, tanto físico quanto emocionais, como por exemplo:
- Doenças crônicas, como artrite reumatoide e fibromialgia;
- Lesões musculares, causadas por atividades esportivas;
- Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade;
- Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação.
Além disso, este tipo de terapia pode ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas como ansiedade e estresse e, alguns estudos, revelam a aplicação da moxabustão no auxílio do tratamento de apresentação pélvica no final da gravidez, que é quando o bebê está sentado, ao invés de estar com a cabeça para baixo.
Como é feita
A terapia através da moxabustão é feita por meio da aplicação de calor na pele, sendo usado um bastão preenchido de plantas medicinais, como a artemísia. A artemísia, conhecida popularmente como erva-de-são-joão, geralmente é usada para tratar infecções urinárias, cólicas menstruais e depressão.
Nas sessões de moxabustão coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos da pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia, chamados de meridianos.
O acupunturista especializado em moxabustão, aproxima o bastão da pele da pessoa por um período de 5 minutos, mantendo a mão próxima para sentir a intensidade do calor aplicado, evitando que a pele se queime. Essas sessões duram em média 40 minutos e a quantidade de sessões indicadas depende de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes, são recomendadas 10 sessões.
Ao final de cada sessão de moxabustão, a pessoa pode sentir um calor repentino por todo corpo e isso significa que o fluxo de energia foi libertado e que a técnica foi aplicada corretamente. Muitas vezes, o médico ou fisioterapeuta indica a acupuntura convencional na mesma sessão para que sejam atingidos maiores benefícios à saúde.
Principais tipos
Na terapia de moxabustão aplica-se calor na pele através de um bastão enrolado com plantas medicinais que pode ser feita de duas formas:
- Moxa direta: consiste na aplicação do bastão com a erva artemísia diretamente na pele, sendo que por causa dos riscos de queimaduras, é muito pouco utilizada;
- Moxa indireta: é realizada quando o calor, através do bastão, não é aplicado diretamente na pele, sendo usado pedaços de alho ou gengibre para isolar um pouco o calor aplicado.
Atualmente, o tipo de moxabustão mais utilizado é a moxa elétrica, que funciona como um laser e provoca o aquecimento da pele por meio da luz, sendo que nestes casos, o risco de queimadura é menor.
Quais os riscos
Para realização de moxabustão é necessário procurar um profissional treinado e uma clínica com aprovação da vigilância sanitária, para que não cause nenhum dano à saúde e os resultados sejam positivos. Também é importante consultar um clínico geral dependendo dos sintomas apresentados, e somente fazer a moxabustão se for aprovado pelo médico.
Geralmente, este tipo de terapia não causa nenhum efeito colateral, pois é um procedimento natural e não provoca dor, entretanto, algumas pessoas podem apresentar alergia aos produtos utilizados, assim como, ter tosse por causa da fumaça eliminada pela queima das substâncias do bastão.
fonte: tuasaude.com.br