“A única forma de não receber o benefício é não permitindo que seu corpo melhore”. É o que destaca a fisioterapeuta Thaiza Acosta Rebonato. Ela é especialista em técnicas integrativas, que servem tanto no apoio a tratamentos, quanto na prevenção de doenças, principalmente as que são desencadeadas por algum tipo de desordem emocional, como depressão e ansiedade.
Os tratamentos aplicados pela profissional são feitos a partir do toque e imposição das mãos em pontos específicos do corpo, mapeados a partir destas técnicas – algumas já bastante difundidas como o reiki, outras menos conhecidas, como o MTVSS. A seguir, a fisioterapeuta explica com detalhes sobre o Reiki. Confira!
Surgimento
Criada no Japão em 1908 por um monge budista, a técnica age equilibrando as energias do corpo.
O que é?
A palavra japonesa pode ser dividida em duas partes: Rei – que significa espírito, alma, a inteligência divina e a energia que circula pelo universo); e Ki – que representa a energia de força vital individual que circula pelos corpos. O Reiki é um processo de encontro dessas duas energias: a energia universal com a nossa porção física, e ocorre após a pessoa ser submetida a um processo de sintonização ou iniciação do método feito por um mestre habilitado.
Como funciona?
O Reiki funciona através de toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo a energia estagnada, realinhando os chakras (centros energéticos que existem dentro do corpo, e que distribuem esta energia para órgãos e sistemas no organismo). É um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando um estado de harmonia.
Indicações
O Reiki visa recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual, complementando o tratamento da medicina tradicional Além de auxiliar em problemas como cansaço, estresse e vários outros processos de desordem emocional, como tristeza, depressão, o Reiki pode ser usado nas mais variadas situações e momentos. Além de seres humanos, a terapia pode ser aplicada em animais, plantas e lugares, presencialmente ou a distância. Esta técnica está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e desde 2017 está incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”.
Benefícios
Promove relaxamento, ativa o sistema imunológico e reequilíbrio do corpo e da mente, trazendo bem-estar e clareza emocional.
fonte: Jornal Diário dos Campos
Somos uma escola especializada na formação de Grandes Acupunturistas há mais de 20 anos. Se você tem formação em nível superior da área da saúde, venha cursar nossa Pós Graduação! O conhecimento da Medicina Chinesa irá abrir muitas oportunidades de trabalho e renda pra você. Entre em contato e venha aprender acupuntura com a gente!