O presidente da Sociedade Paranaense de reumatologia (SPR), Marco Rocha Loures disse que está liberado aos pacientes de doenças reumáticas o uso da acupuntura. Segundo ele, as estimulações provocadas pelas agulhas são capazes de fortalecer o sistema imunológico. “A acupuntura promove a indução de processos regenerativos e a normalização de funções do organismo, além do controle da dor, melhora da rigidez e ganhos de função articular”, explica.
“A acupuntura é conhecida por amenizar tanto aspectos físicos como emocionais das doenças e garantir a melhoria da saúde pela estimulação de locais anatômicos e terminações nervosas na pele e tecidos, enviando assim mensagens ao cérebro, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios”, diz o reumatologista que é doutor em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e também membro do American College Of Rheumatology
Segundo a recomendação de Rocha Loures, a acupuntura não dispensa o tratamento clínico, mas deve ser complementar e sempre feita com a orientação de um médico especialista. “Os ganhos são muitos. A acupuntura tem eficácia comprovada em doenças do sistema gástrico e digestório, problemas oftalmológicos, ortopédicos, neurológicos, ginecológicos e de tireoide, distúrbios do sono e emocionais como depressão, estresse e ansiedade, entre outros”, acrescenta.
Em reumatologia, as doenças atacam o sistema musculoesquelético comprometendo as articulações, ossos, músculos e órgãos internos como rins, coração, intestino, pulmão e pele. “Esse tratamento auxiliar ao convencional alivia e reduz os sintomas e dores de doenças como fibromialgia, osteoartrite, artrose, artrite reumatoide, gota e demais males de acordo com a indicação médica do especialista”. O presidente da SPR completa informando que a acupuntura é indicada para qualquer pessoa e faixa etária.
AGULHAS
Originária na China, a acupuntura é uma terapia milenar utilizada para prevenir e tratar diversas doenças, dentre elas as reumáticas, por meio da aplicação de microagulhas e pressão em pontos específicos do corpo.
Os pontos tratados podem ser mais de mil e o estímulo a eles deve ser feito em sessões frequentes de acordo com as manifestações clínicas e físicas. As agulhas inseridas nesses pontos regulam as funções orgânicas e os resultados são satisfatórios, mas além das agulhas – a estimulação pode ser feita pela pressão dos dedos, laser e demais técnicas.
O procedimento realizado por médico especialista ou profissional habilitado é seguro e dificilmente causa efeitos adversos, e, a prática da acupuntura normalmente é acompanhada de outras medidas terapêuticas como exercícios físicos, fisioterapia, uso de fármacos e demais indicações de tratamento médico regular conforme o caso clínico de cada paciente.
fonte: Paranashop.com.br